domingo, 26 de abril de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL

A avenida Senhor dos Passos com bela arborização central em 1966. Do lado direito, depois do edificio em frente a prefeitura, apenas residencias, começando pela de Mário Borges, hoje Galeria Car Mac. Do outro lado, depois da prefeitura vinha o Cinema Santanópolis que virou Cine Timbira, mais tarde adquirido pela especulação urbana.
EM 23 DE ABRIL DE 1966

PASSADA a micareta vamos recordar neste primeiro domingo pós folia o que estava sendo notícia na cidade em abril de 1966, através da Folha do Norte nº 2975 de sábado, 23 de abril daquele ano, há mais de quatro décadas.

O JORNAL feirense trás farto noticiário sobre a micareta, que começou no mesmo dia 23 e terminou na terça-feira, dia 26. Tanto assim que na capa do semanário foi estampada a seguinte manchete: “Está chegando a Hora H”.

A EDIÇÃO trás a publicação das portarias da 4ª Região de Transito, da Delegacia Regional da 4ª Região Policial e da Delegacia de Policia de Feira de Santana, todas fixando normas para serem cumpridas durante a micareta.

RECORDE aqui os chefes dos órgãos policiais naquele tempo: João de Melo Pereira Filho (Encarregado do Transito), Major Walter Alves Guimarães (Delegacia Regional) e Gilberto Costa (Delegacia de Policia).

DELEGADO de Policia, Gilberto Costa, também publicou a portaria nº 7, pela qual resolve, “ manter na chefia do Posto Policial nº 2, sito no bairro da Queimadinha, Aniceia Rosa de Oliveira, até ulterior deliberação”.

MUDANDO de assunto, depois de apresentar “as saudades cristianíssimas de Páscoa a quantos integram a família de Deus no território desta paróquia, invocando a paz que o Cristo nos trouxe na sua Ressurreição”, Mons. Galvão convida para as comemorações do Dia das Mães, começando no sábado, 7 de maio, com celebração.

CONFORME a nota divulgada pelo padre Cura da Catedral, para o domingo, 8, foi feito o seguinte programa: às 10 horas, missa paroquial no Cemitério Piedade em sufrágio de todas as mães falecidas e às 17:30 horas, missa coletiva na intenção das mães vivas.

A NOTA do saudoso Galvão abre o “Noticiário Diocesano”, que trás um resumo de “Ilustres Sacerdotes Feirenses”, começando com o Padre Vicente José Martins e concluindo com Padre Manoel Magalhães de Araújo.

INTEGRA a relação dos sacerdotes o Cônego Henrique Alves Borges, natural de Humildes, que foi sua única paróquia. O texto o aponta como homem pobre dos bens da terra e cheio de bens espirituais. Era Cônego Honorário e jamais usou insígnias.

O CÔNEGO também é lembrado como “Homem de Deus que viveu integrado no seu rebanho e fazendo longas viagens em dorso das cavalgadas para levar conforto espiritual aos doentes e das longas vigílias de oração pelos decaídos”.

O JORNAL trás a publicação de três atos – duas portarias e um decreto, assinados pelo prefeito Joselito Falcão de Amorim. Dois são assinados também por Almiro Vasconcelos, Secretário de Educação e um por Augusto Matias da Silva, secretário de Saúde.

O DECRETO nº 1725, datado de 16 de abril, exonera, a pedido, do cargo de Professora de História do Brasil, Nível 7, do Ginásio Municipal, a professora Cleonice Ribeiro Ramos Lima. (Foi minha professora naquele ginásio em 1963).

PELAS Portarias 34 e 35, com a mesma data, é concedida após Laudo da Junta Médica, licença para tratamento de saúde, respectivamente, a Alberto de Sena Assis (30 dias) e a professora leiga Marizete de Souza Cunha (60 dias).

A RELAÇÃO dos jogadores convocados para o Mundial de 1966 ocupa toda a página três. A matéria, enviada do Rio de Janeiro pelo “Serviço Especial Regra Tri”, destaca que a surpresa foi a convocação de 45 atletas, numero considerado exagerado.

A PÁGINA sete registra que “faleceu, nesta cidade, em circunstancias trágicas, o sr. Antonio Lopes Simões, funcionário do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, deixando viúva a sra. Dulce Paranhos Coelho Simões”. A nota cita filhos e netos.

NA ULTIMA página, nos “editais de casamento”, o de Ariston Teles de Carvalho, viúvo, agricultor, nascido em Bonfim de Feira a 19 de junho de 1913, com Ivone Ferreira de Macedo, solteira, doméstica, nascida em Feira de Santana a 30 de março de 1930.

NO MAIS, o jornal exibe este “aviso” na página seis: “Procure conhecer e comprar seu lote de terreno no maravilhoso loteamento Jardim Acácia, bairro residencial, nesta cidade, distante 700 metros da Praça da Matriz. A vista e em suaves prestações mensais no local ou na Imobiliária Souza Costa, de Walter Ribeiro Costa, Edifício Medrado, 2º andar, sala 208”.
Nos anos 60 o prefeito Arnold Silva (centro) inaugurou na Ria Profossesor Geminiano Costa a Bibliotca Municipal. O importante ato trouxe a esta cidade o governador Juracy Magalhães (a direita).

Um comentário:

  1. Adilson você viu a matéria de Elsimar Pondé no FS ONLINE?

    a Prefeitura bancou atrações para a iniciativa privada. Os blocos Pinta Lá, Periquito,Expresso do Reggae, Quilombo e Karreta É Bala foram os beneficiados do esquema de desvio de dinheiro público.

    http://www.fsonline.com.br/lermateria.asp?id=19423&autor=43

    ResponderExcluir