segunda-feira, 27 de abril de 2009

ILDES FERREIRA SE REUNE COM MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM BRASÍLIA


O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, esteve reunido hoje (dia 27) com o Ministro de C&T, Sergio Rezende, em Brasília. O encontro foi promovido pelo Ministério de C&I para a apresentação da nova diretoria do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).



A diretoria do Consecti foi eleita por unanimidade no último Fórum realizado no início deste mês, em Curitiba. O novo presidente é o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, René Teixeira Barreira. O Secretário de CT&I da Bahia, Ildes Ferreira, foi eleito para a Diretoria Regional Nordeste.





Durante o encontro, os secretários sugeriram ao ministro a possibilidade do lançamento de editais federais voltados para as universidades estaduais, com contrapartida das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. “De modo geral, projetos vinculados às universidades estaduais têm mais dificuldade de acesso aos recursos disponibilizados nos editais federais”, informou Ferreira, completando que o assunto já está na pauta da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).





Na reunião, o Ministro Sergio Rezende destacou a atuação dos Estados da Federação que já aprovaram suas leis estaduais de Inovação, entre eles a Bahia. Rezende também informou a realização da Conferência Nacional de C&T, que deve ocorrer em maio de 2010. Outro ponto de destaque da reunião foi a possibilidade de diálogo com o Ministério da Educação (MEC) para que a extensão tecnológica realizada por pesquisadores possa constar em seus currículos lattes.





Amanhã (dia 28), o secretário Ildes Ferreira segue para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), juntamente com representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). O tema do encontro é o TecnoBahia, Parque Tecnológico que está sendo implantado em Salvador.





Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da BahiaTel: 55-71-3116-5817 / 55-71-9988-0183

Nenhum comentário:

Postar um comentário