segunda-feira, 27 de abril de 2009

11% DOS IDOSOS FEIRENSES VACINADOS

Meta da Campanha Nacional de Vacinação de Idosos é imunizar em Feira de Santana 42 mil pessoas até 8 de maio

Quase seis mil idosos foram imunizados no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação de Idosos, no sábado (25), em Feira de Santana. No município, a campanha foi lançada na sexta-feira (24), com a vacinação dos cerca de 60 internos do Lar do Irmão Velho. A meta é imunizar pelo menos 90% dos 47.058, ou seja, 42.352 pessoas, até o próximo dia 8 de maio.


Para a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, o número de homens e mulheres não foi o esperado, mas chegou a pouco mais de 11% da meta. Ela atribui a demanda ao curto espaço de tempo que a campanha foi divulgada na mídia, pois somente na quarta-feira (22) a campanha foi veiculada pelo Ministério da Saúde.


Segundo a coordenadora, os municípios tiveram que correr contra o tempo para propagar a campanha em emissoras de rádio e TV, além de jornais impressos, atentando para a importância da imunização de idosos. “As pessoas precisam entender que a vacinação é de caráter preventivo”, disse. Janice Estrela informou que as pessoas estarão imunes da gripe, além de problemas de pneumonia, cardiovasculares, doenças respiratórias e até o óbito.


O Dia D da campanha reuniu cerca de 500 profissionais da área de saúde, que trabalharam até as 17 horas. Pelo menos 108 postos de vacinação, dentre unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como seis postos extras, montados no Boulevard Shopping, Secretaria de Saúde, Mercado de Arte Popular (MAP) e o G Barbosa da Estação Rodoviária e da rua Marechal Deodoro, atenderam as pessoas.


Janice Estrela disse que quem ainda não se vacinou pode procurar esses mesmos locais para receber a dose. Homens e mulheres acamadas receberão equipe de vacinação em casa, devendo fazer o agendamento através de agentes comunitários da área. Os idosos deverão apresentar a carteira de identidade e, se tiver, o cartão de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário