terça-feira, 7 de abril de 2009

SERTÃO PRODUTIVO: ILDES FRREIRA E O VICE - GOVERNADOR HOJE EM CAETITÉ






Ex-prefeito de Brumado pelo PMDB, o vice-governador Edmundo Pereira e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, participaram nesta terça-feira do seminário O papel do Estado e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial do Sertão Produtivo, em Caetité.

Segue informação da Assessoria de Comunicação da Sct&i

A articulação interna dos diversos órgãos do governo do estado e a parceria com os municípios foram apontadas como caminho para a solução de grandes problemas do território Sertão Produtivo. Hoje, representantes da administração estadual, prefeituras, câmaras de vereadores, empresários, agricultores familiares e movimentos sociais estiveram reunidos no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Caetité, no seminário “O papel do Estado e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial do Sertão Produtivo”.

Criado em Brumado, um dos municípios do território, o vice-governador Edmundo Pereira lembrou que a região fica muito longe, geograficamente, da capital, o que acaba criando uma distância com o centro administrativo do estado. “Precisamos aproximar os dois lados, governo do estado e prefeituras, para criar mais e melhores oportunidades para a população deste território”, disse. Empresários e sociedade civil organizada também foram chamados a participar ativamente desta aproximação.

A importância do conhecimento como ferramenta para o desenvolvimento foi destacada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Ildes Ferreira. “Sem conhecimento não existe desenvolvimento territorial, nem educação, saúde ou crescimento econômico”, frisou. Ildes citou ainda ações importantes como os Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais, o Progredir, a atuação da Fapesb e o Cidadania Digital.

Sobre este último programa, uma boa novidade foi confirmada à população. Em breve, os 19 municípios do território contarão com Centros Digitais de Cidadania, chegando a 29 unidades. Hoje, nove em cada dez habitantes de Ibiassucê, Rio do Antônio e Urandi são excluídos digitalmente. Com a implantação de sete novos CDCs, toda a comunidade passa a ter acesso gratuito às ferramentas de informática. Nos outros 16 municípios do território já existe, pelo menos, um CDC em funcionamento.

“Mesmo sendo uma região com potenciais para grandes riquezas, como extração de urânio e ferro, e energia eólica, o território tem 90% de sua economia baseada na agricultura familiar”, resaltou Ailton Florêncio, superintendente de agricultura familiar da Seagri.

O Território Sertão Produtivo é composto pelos municípios de Caetité, Brumado, Caculé, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê, Itauçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi.

Estiveram presentes, ainda, representantes das Secretarias Estaduais da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e do Planejamento (Seplan), EBDA, CAR, ONGs e escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário