terça-feira, 14 de abril de 2009

O AUMENTO DA TARIFA DOS COLETIVOS E A POLÍTICA "PÃO E CIRCO" DO GOVERNO MUNICIPAL

O Conselho Municipal de Transporte vai se reunir em plena micareta para discutir aumento de tarifa. Por se tratar de um período festivo, o vereador Roberto Tourinho acha que o poder executivo municipal vai utilizar a política de “Pão e Circo”, adotada pelos Césares na Roma Antiga.

Segue o discurso do vereador, segundo o boletim da Ascom

O vereador Roberto Tourinho (PSB), em seu pronunciamento na Tribuna da Casa da Cidadania, no horário do pequeno expediente, criticou a decisão do Conselho Municipal de Transporte, por ter convocado uma reunião com os empresários de transporte, no próximo dia 15, visando à discussão de aumento de tarifa dos transportes coletivo.

Para o vereador, por se tratar de um período festivo, o Poder Executivo Municipal de Feira de Santana está utilizando a política de “Pão e Circo”, que era adotada pelos Césares na Roma Antiga. Segundo o parlamentar, por essa política, o Estado buscava promover os espetáculos como um meio de manter os plebeus afastados da política e das questões sociais.

Roberto Tourinho declarou que essa reunião é oportunista porque os estudantes e a imprensa vão estar envolvidos com questões pertinentes a Micareta. “Enquanto a população vai brincar atrás do Trio Elétrico, aonde a imprensa vai noticiar as atrações da Micareta, os empresários do sistema de transporte coletivo e alguns que fazem parte do Conselho estarão se reunindo, aproveitando do momento do circo, da palhaçada, o momento da diversão, para que depois, exatamente, traduzam o que foi escrito na Roma Antiga:

- “ ‘Quanto mais circo, menos pão, quanto mais circo, mais barbaridade’, esse é o presente que a Prefeitura em parceria com os empresários de transportes coletivos vai oferecer a população de Feira de Santana”.

O parlamentar disse que espera uma atitude do Poder Executivo Municipal no que tange a mudança de data da reunião mencionada.


- “Se a Prefeitura não adiar a discussão do aumento de tarifa de transporte coletivo em plena Micareta, a Prefeitura demonstra o seu comprometimento com as empresas de transporte coletivo, que trata a população com pão e circo, o povo brincando na rua atrás do Trio Elétrico e, seguramente, após a Micareta pagará alto custo com o sistema de transporte coletivo”.

Um comentário:

  1. Vereador,na época que seu padastro era PREFEITO,a micareta era circo?

    ResponderExcluir