quarta-feira, 15 de abril de 2009

FUNDAÇÃO PRESIDIDA POR DANIELLE MITTERRAND PROPÕE PARCERIA COM A ÁREA DE C&T DA BAHIA

Presidente da Fundação France Libertés, que leva seu nome e há 23 anos se dedica a projetos de desenvolvimento econômico e social em todo o mundo, a ex-Primeira Dama francesa, Danielle Mitterrand, manifestou interesse em desenvolver projetos de tecnologias sociais com a Bahia. A parceria foi discutida na tarde de hoje (dia 15), em encontro com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira. No Brasil, a Fance Libertés já desenvolve projetos com viés de C&T, no Acre e em Minas Gerais, dentro do Programa “Reconsiderar a Riqueza”.

O diretor de projetos da France Libertés no Brasil, André Abreu, que acompanhou Danielle na vista à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), disse que a parceria pode se dar no Projeto Cairu 2030, de sustentabilidade ambiental integrada no Arquipélago do Tinharé, no Baixo Sul do Estado, e em tecnologias de inovação para preservar a Mata Atlântica em fazendas de cacau no sul da Bahia. O secretário Ildes Ferreira afirmou que pretende ser um ator dessa caminhada junto à France Libertés na Bahia, enquanto cidadão e gestor público, desempenhando um papel ativo e não apenas de coadjuvante.


Adotado pela Fundação France Libertès, o “reconsiderando a Riqueza” foi inspirado na obra homônima do filósofo Patrick Viveret e defende que o atual modelo ocidental de desenvolvimento não é sob nenhum aspecto sustentável. Depois do encontro na Secti, Danielle Mitterand visitou a Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho. Amanhã (dia 16) participa da Conferência Estadual de Cultura, em Itabuna. Além de André Abreu, a ex-Primeira Dama da França veio à Secti acompanhada do ambientalista do Wordwatchinstitute (WWI), Eduardo Ataíde, do coordenador de pesquisas da Universidade Federal da Bahia, Emérson Sales e de sua assessora Pauline Lavaud.


Fundação aprofundou relações com o Brasil


Desde de sua criação, em 1986, a Fundação Francés Libertés, que integra o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (CDES), tem aprofundado suas relações com o Brasil. Tanto que Danielle Mitterrand esteve presente em todas as edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Ela coordena o movimento do Contrato Mundial da Agua. Em 2005 a France Libertés assinou um acordo de cooperação com o governo brasileiro e o CDES para a criação de um grupo de trabalho visando pesquisar e propor alternativas na área dos indicadores de desenvolvimento.

Entre as principais ações do braço brasileiro da instituição, cuja sede fica em Belo Horizonte, está a promoção de programas de pesquisa e cidadania, como o de apoio aos catadores de materiais recicláveis e os projetos “Mensageiros da Água” – educação ambiental com foco em água para escolas da rede municipal de Belo Horizonte - e “Reconsiderar a Riqueza”. A perda ou mau uso dos recursos naturais é uma das principais preocupações da fundação presidida pela ex-Primeira Dama da França, viúva do Presidente Francois Mitterrand. Ela explicou que a Fundação passou a concentrar suas ações sobre as questões ambientais, e particularmente a água, porque é preciso que se façam pressões sobre os governos e empresas no sentido da mudança do modelo de gestão.


Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário