quinta-feira, 23 de abril de 2009

CONSELHO CURADOR DA FAPESB EMPOSSA NOVOS MEMBROS

De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, e também presidente do Conselho, Ildes Ferreira entendendo que a renovação dos membros favorece o fortalecimento e a democratização das ações da Fapesb.

Foram empossado hoje oito novos membros do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), durante uma reunião que aconteceu na tarde desta terça (dia 23).

São eles Domingo Reinhardt (Embrapa), Edgard Ramos (SEI), Inaiá Carvalho (UFBA), Marina de Castro (EBDA), Marluce Assis (UEFS), Mitermayer dos Reis (Fiocruz), Paulo Guimarães (Unifacs) e Rogério Quintela (UFBA).

O conselho se reúne periodicamente e tem o papel de apoiar as decisões da diretoria executiva da Fapesb. No total, é formado por 19 pessoas, entre representantes da administração pública estadual, setor empresarial, instituições de ensino superior e centros de pesquisa federais e estaduais, além de universidades confessionais e particulares.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEFS, Marluce Assis, uma das novas empossadas, “o Conselho Curador tem um papel fundamental do ponto de vista político, pois apóia a Fapesb na definição de suas diretrizes de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, que também preside o Conselho, “a renovação dos membros favorece o fortalecimento e a democratização das ações da Fapesb”.

Empreende Bahia

Ainda durante a reunião foi apresentado o programa Empreende Bahia, que será lançado de maneira inédita no próximo dia 30 de abril. Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre empresas e centros de pesquisa e consolidar o parque tecnológico de Salvador – TecnoBahia, o programa vai investir R$ 4,8 milhões em quatro editais.

Os editais vão financiar ações voltadas para a educação com foco no empreendedorismo, na criação de cursos de especialização em inovação e no fomento a incubadoras de empresas. Ainda no dia 30 de abril será lançada a segunda edição do Concurso de Idéias Inovadoras, que, em 2008, premiou 12 pessoas com R$ 53 mil.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário