terça-feira, 7 de abril de 2009

NO PÁTIO DA SUPERINTENDENCIA MUNICIPAL DE TRANSITO VIATURAS DO SAMU ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS

Autor da denúncia o vereador Roberto Tourinho (PSB) acha que "esse problema das viaturas do SAMU no pátio da SMT é muito mais grave do que o caso da ambulância UTI Móvel do Hospital Geral Clériston Andrade, que estava à disposição de uma festa privada no município de Nova Fátima".


O parlamentar Roberto Tourinho (PSB) denunciou ontem (06), mediante 72 fotografias e discurso, no horário do pequeno expediente, na Sessão da Casa da Cidadania, que cinco ambulâncias novas do SAMU estão no pátio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), expostas as intempéries do tempo. Conforme o vereador, “isso é um crime”, afirmou.

Para dar mais veracidade à denúncia, o vereador ressaltou o estado de conservação dos pneus, macas e também relatou nome, placas e número de ordem das ambulâncias. “Vou divulgar essas informações à imprensa para que ela possa ter acesso sobre a maneira como cinco viaturas do SAMU estão sendo destruídas no município de Feira de Santana”.

Indignado, Roberto Tourinho ainda fez outras declarações contra o órgão Municipal de Trânsito. “O pátio da SMT não serve apenas para depenar viaturas, serve também para queimar documentos da Prefeitura”. Em paralelo a sua oratória, o vereador exibiu fotos de um suposto funcionário do SMT ateando fogo em vários papéis no terreno do órgão.

O parlamentar salientou que esse problema das viaturas do SAMU no pátio da SMT é muito mais grave do que o caso da ambulância UTI Móvel do Hospital Geral Clériston Andrade, que estava à disposição de uma festa privada no município de Nova Fátima, a qual foi denunciada na Câmara, no mês passado, por alguns vereadores de oposição ao governo de Estado.

O Líder da Bancada do Governo Municipal na Câmara, Justiniano França, disse que as ambulâncias em desuso foram substituídas pelo Ministério da Saúde. “Elas estão no pátio da SMT porque não se pode fazer nada antes que o Ministério da Saúde autorize o município de Feira de Santana a realizar alguma ação, ou de leiloá-las ou de devolvê-las”, afirmou.

A despeito do questionamento do parlamentar Roberto Tourinho sobre os pneus das ambulâncias, o vereador Justiniano confirmou que são novos. “Quando as viaturas estavam rodando, a Prefeitura, além da manutenção trocou os pneus para que não viessem causar nenhum tipo de acidente”. O vereador acrescentou ainda que “o custo de reforma desses carros é muito alto, por isso o Ministério da Saúde resolveu fazer a substituição das ambulâncias do SAMU por outras mais novas em nossa cidade”.

Em aparte, o vereador Ailton Araújo Rios (PSDB) declarou que a denúncia é grave e vai ficar na expectativa. “O vereador Roberto Tourinho, é um parlamentar, o qual eu admiro, mas se suas declarações não tiverem fundamento, a denúncia foi feita de uma forma irresponsável”. Aproveitando o ensejo, o vereador Justiniano prometeu. “Nós estaremos na próxima Sessão da Câmara trazendo toda a documentação referente a essa situação, inclusive mostrando todas as trocas das devidas ambulâncias do SAMU”.

O parlamentar Antônio Francisco Neto (DEM) mostrou-se preocupado com as denúncias do vereador Roberto Tourinho, no entanto, fez questão de frisar que “não é correto responsabilizar a atual gestão por esse estrago nas viaturas do SAMU, uma vez que o prefeito Tarcízio Pimenta só tem apenas 90 dias no cargo”.

A EXPLICAÇÃO GOVERNISTA...

O líder governista Justiniano França, apresentou na sessão desta terça-feira (07), explicações sobre as ambulâncias que estão paradas no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. Sobre os veículos, disse que se encontra à disposição de uma orientação do Ministério da Saúde, tendo em vista que foram substituídos por ambulâncias novas.

A denúncia do vereador Roberto Tourinho é de que cinco ambulâncias do SAMU estão “abandonadas” no pátio da SMTT. Ele apresentou requerimento pedindo informações ao secretário de Saúde, João Carlos Cavalcante. A proposição acabou sendo rejeitada por maioria do plenário.

“O Município não abandonou nem agiu de forma omissa com essas cinco viaturas”, disse Justiniano. Ele entregou cópias dos documentos ao vereador Tourinho. Argumentou que a Prefeitura aguarda posição do Ministério da Saúde sobre como proceder com as ambulâncias, que enquanto isso estão sob a guarda da SMTT. “Esses veículos já venceram o tempo de vida útil, que é de três anos; portanto, precisavam ser substituídos”, disse ele.

O vereador Lulinha esteve no pátio da Secretaria de Transportes e Trânsito para ver a situação das ambulâncias. Conversou com o funcionário conhecido como “Pernambuco”, que foi fotografado pelo vereador Roberto Tourinho queimando algum material. Tourinho disse que seriam documentos municipais. “Mas não eram documentos”, disse Lulinha.

Quanto aos pneus em boas condições nas ambulâncias, Lulinha apurou que se encontram também à disposição do Ministério da Saúde. Em relação a macas e outros equipamentos, podem ser retirados para servir a outras ambulâncias, se necessário, disse o vereador, após conversa com o secretário de Saúde João Carlos Cavalcante. Para ele, o vereador Tourinho deveria ter feito uma “investigação melhor”.

...NÃO CONVENCE AUTOR
vereador Roberto Tourinho levantou questionamentos sobre a documentação. Observou que o comunicado da diretoria do SAMU para a diretoria de Gestão de Rede Própria, em nível local, pedindo o encaminhamento das ambulâncias para a garagem da Prefeitura Municipal é datado de 23 de maio de 2008. Porém, a correspondência do SAMU para a Coordenação Estadual de Urgência e Emergência informando sobre os veículos e pedindo sugestões de como proceder foi encaminhada em 31 de março deste ano.
Para Tourinho, há algo errado:

“Curiosamente, o sedex da direção do SAMU para o órgão estadual foi encaminhado dia 3 de abril, recentemente. “Por coincidência, as fotografias das ambulâncias no pátio da SMTT foram feitas no dia 1º de abril. “Ou seja: dois dias depois das fotos, foi feito o comunicado ao Estado, o que indica que realmente esses veículos ficaram abandonados pelo Município esse tempo todo”.

“Se o sedex pedindo orientação à Coordenação Estadual é de 3 de abril de 2009, isto foi feito depois das fotografias e depois do meu requerimento pedindo informações, que é de 1º de abril”, assegurou Tourinho. “A Prefeitura perguntou um ano depois o que deveria fazer com as ambulâncias”.

2 comentários:

  1. A coordenadora do samu , maisa não tem tempo de resolver nada , poqrque tem 7 empregos e quando esta no samu é pra dar grito nas pessoas e sair com os alunos da FTC nas ambulancias, porque ela é professora de lá. sai com os alunos na hora do trabalho dela , no samu.E agora os médicos estão saindo de lá , deixando plantões com umm médico só , que não sai nas ambulancias.porque eles querem que ela saia e aumento de salario.todo os funcionario do samu quer que ela saia.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o concurso público para o SAMU de Feira de Santana? Em Alagoinhas, logo depois de implantado o sistema, a Prefeitura realizou logo a seleção pública através de concurso público (instrumento legal, previsto na Constituição Federal de 88), mas Feira de Santana insiste em usar o SAMU como cabide de empregos para políticos alocarem seus asseclas e apaniguados!
    Essa é nossa Feira de Santana, Princesa do Sertão, Cidade Princesa, etc, etc, etc!

    ResponderExcluir