quinta-feira, 16 de abril de 2009

HOJE CHICO PINTO COMPLETARIA 79 ANOS

Falecido em fevereiro do ano passado, o grande líder Francisco José Pinto dos Santos - Chico Pinto, se vivo estivesse, hoje completaria 79 anos de idade. Feirense, nasceu no dia 16 de abril de 1930. Também este mês, dia 8, a viúva Tais Alencar Pinto, doou sua biblioteca a Uefs.

Em 1950, aos 20 anos foi eleito vereador e ocupou a mesa diretora da 2ª legislatura (1951/1955). No mesmo pleito três ex-prefeitos também foram eleitos vereadores: Aguinaldo Boaventura, Francisco Caribé e Heráclito de Carvalho.

Em 1958, antes de completar 30 anos, jovens políticos da época ensaiaram um movimento visando sua candidatura a prefeito pelo PSD. No fim prevaleceu a vontade das velhas lideranças que repetiram a candidatura do cacique Eduardo Motta.

Em 1962, na ainda hoje mais emocionante disputa eleitoral venceu João Durval (UDN) se elegendo prefeito com o slogan do tomou conta da cidade: “Pinto na prefeitura é o povo governando”.

Em 1963 provou a realidade do slogan com a adoção de várias medidas. Entre as mais importantes o orçamento participativo e a criação das secretarias municipais facilitando o acesso dos munícipes à estrutura organizacional da prefeitura.

Em 1964, decorrido apenas um ano do seu mandato popular, seus adversários derrotados nas urnas aproveitaram o golpe militar e o arrancaram do poder, sem que nada se provasse contra o grande líder.

Em 1970 rtorna a vida pública se elegendo deputado federal. Soma mais de 12 mil votos somente em Feira além de expressiva votação na Capital e em todo Estado.

Em 1974 discursa no plenário da câmara contra a presença do ditador Pinochet no país. Processado pela Ditadura Militar ficou inelegível e impossibilidade de disputar a reeleição.

Em 1978, elegível, concorreu pela segunda vez a Câmara Federal. O slogan "Tá com Pinto ou tá com medo?"agita a multidão que comparece aos seus raros comicios pela Bahia.

Em 1982, na volta das eleições diretas para governadores conquistou seu terceiro mandato, sendo na epoca puxador de votos para a legenda do novo PMDB.
Em 1986 além de novo mandato participou ativamente e contribuiu para a vitória das forças democrática da Bahia, com o nome de Waldir Pires para governador.

Em 1990, desiludido, anunciou que não concorreria a um novo mandato. Mas se manteve na política no eixo Feira-Bahia-Brasilia, sendo constantemente procurado por pequenas e grandes lideranças políticas.

Nesta cidade, mesmo quando já estava sob cuidados médicos, mantinha a tradição de receber amigos, admiradores e antigos correligionários sempre as segundas-feiras, na nova residência na Rua Cel. Alfredo Coelho de Souza, no bairro Santa Monica.



No mais, neste mês que lembra seu nascimento, importante ressaltar a gesto da viúva Tais Alencar Pinto, doando a biblioteca do grande líder a Uefs no ultimo dia 8.



2 comentários:

  1. adilson, hj tb faz anos reginaldo tracajá. 62.abraço, janio rego

    ResponderExcluir
  2. Eta!como COLBERT e voce SIMAS,gostam de defuntos.

    ResponderExcluir