segunda-feira, 20 de abril de 2009

FÓRUM PROPÕE CRIAÇÕ DE NÚCLEOS MUNICIPAIS DE C&T

A necessidade de fortalecer, com recursos e ações regionais, os municípios brasileiros historicamente carentes de projetos de Ciência e Tecnologia foi discutida, no começo tarde de hoje (dia 20), entre o secretário do Fórum dos Secretários Municipais de C&T do Brasil, Sílvio Ramos, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, além de superintendentes e diretores da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Segundo Ramos, esse fortalecimento passa pela criação de Núcleos de C&T nos 1.200 municípios brasileiros englobados no Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal.

Na reunião ficou acertada a realização, no segundo semestre deste ano, em Salvador, do Encontro de C&T do Nordeste, com o objetivo de mobilizar os prefeitos dos municípios nordestinos para a construção de políticas municipais de inovação. De imediato, Ildes Ferreira, eleito recentemente diretor da região Nordeste no Consecti, garantiu todo o apoio à realização do encontro na Bahia. O Fórum vai realizar encontros semelhantes nas regiões Norte e Centro-Oeste pra ajudar na construção de políticas municipais em C&T.



“A maioria dos municípios brasileiros não tem a menor informação sobre os programas de C&T e não sabe sequer fazer um projeto do setor”, observou o presidente do Fórum de Secretários Municipais de C&T, que é também Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia e Vitória, no Espírito Santo.



Sílvio Ramos disse que uma saída para o imobilismo no setor é a oferta de cursos de elaboração de projeto, de captação e recursos humanos em C&T nos municípios, principalmente naqueles menos contemplados com recursos para a área. Na Bahia, a Secti colocou à disposição das Prefeituras uma minuta de Projeto de Lei para a criação de uma Lei Municipal para o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação.



Sílvio Ramos informou que o Ministério de Ciência e Tecnologia tem uma estratégia de desenvolvimento econômico em rede, através dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), do Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e dos Telecentros. A idéia é instalar, por Territórios de Cidadania, cinco CVTS, onde os APLs estejam consolidados e difundi-los para a região via Telecentros. Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.



Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da BahiaTel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário