sábado, 11 de abril de 2009

FEIRA ONTEM EM ABRIL


À esquerda, o pioneirismo de Jota Morbeck quando o sitio momesca englobava as praças João Pedreira e da Bandeira e as avenidas Senhor dos Passos e Getulio Vargas. À direita sohw de Netinho na Presidente Dutra, no "quartel general" da micareta deFeira de Santana.

COMERCIO E MICARETA
1946 – "Já se movimenta os foliões para a grande e tradicional festa de momo", disse o jornal "Folha do Norte", anunciando também a comissão encerragada da folia: Alfredo Sarkis (presidente), Alberto Paim (tesoureiro) e Dival Ptombo e João Domingos, o Doute (secretários).
- Foi na edição nº 1.918, de sábado, 14...

CORDÃO E MICARETA
1949 – Deu na “Folha do Norte” que na manhã de sábado chegou “ruidosamente recebido” o Cordão Carnavalesco Cruz Vermelha de Salvador. À noite “coroou-se na Praça da Bandeira a Rainha da Micareta, senhorinha Delzair Mascarenhas”.
- A micareta foi realizada 23 a 26 de abril...

MICARETA NO TÊNIS
1950 – Aviso publicado na capa da “Folha do Norte”, edição 2126: “A diretoria do Feira Tênis Clube avisa que as meses reservadas para as festas de micareta não sendo pagas até o dia 8 de abril, perderão os senhores associados o direito das mesmas”.
- Naquele ano a rainha da micareta foi Edla Nascimento Sméra...

TRICOLOR EM IRARÁ
1963 – Mundinho, Regis, Misael, Dega e Ninôso (depois Jaime); Chinezinho (Jorginho) e Vavá (Renato); Lió (Bueirinho), Almeida, Macalé e Fábio. Com esse time o tricolor foi a Irará e venceu de 1x0 a seleção local, gol de Fábio da Coca-Cola.
- Dois filhos da terra – Dega e Renato, no time do Fluminense...

TRIOS NA MICARETA
1966 – “A ‘Avenida da Alegria’ estará regorgitando de luminárias multicores, sendo sacudida, de vez em quando pelos acordes dos trios-elétricos, Paturi que é o nosso, o Tapajós que é tri, mas não mundial, o Jacaré que não é da lagoa de Maria Quitéria, o de Conceição de Coité , o Castro Alves e outros”.
- Está na primeira página da “Folha do Norte” edição nº 2975...

FOLIA E SEGURANÇA
1974 – Terça-feira, 9, o cel. João Longuinhos recebeu os delegados Jurandyr Fernandes (Policia) e Diógenes Cohin (regional), Itaracy P. Branca (secretário de Turismo), representantes dos clubes sociais e a imprensa. Na pauta do encontro o esquema de segurança para a micareta.
- A reunião foi na sede do 1º BPM/FS, onde hoje funciona o Palácio do Menor...

AURORA NA MICARETA
1976 – Coordenado na cidade por João Filgueira, o “Bloco da Aurora”, da capital, anunciou presença na micareta, trazendo como atrações ‘as mulatas cuca fresca’ da TV Recorde/SP, o guarda de transito Pelé, o cantor Zé Pretinho e o palhaço Chocolate
- Está no jornal “Feira Hoje” de terça-feira, 6...

EMILINHA E A MICARETA
1977 (– Com o ginásio do Tênis lotado, Emilinha Borba cantou sucessos carnavalescos e presidiu o júri que no domingo, 10, escolheu Emilia de Oliveira Carneiro rainha da micareta, tendo como princesas Maria das Graças e Mercedes de Aguiar.
- Colbert Martins era o prefeito e Antonio Miranda seu secretário de Turismo...

VEM AÍ A MICARETA
1978 – “Feira Hoje”, página dedicada a micareta: “Aguarde a micareta para curtir todas as suas mágoas durante quatro dias: nem que você de despedace vá as ruas, pule atrás do trio-elétrico, forme seu bloco e esteja presente nos clubes. Tudo vale a pena”.
- A micareta foi realizada de 29 de abril a 2 de maio...

BAILE PRÉ MICARETA
1980 – “Na sabatina, às 23 horas, todos os caminhos da sociedade baiana se convergirão parta a bonita mansão... quando acontecerá sob o som de Crezo Dourado, regado a escocês legitimo e honesto, a sensacional festa fechadíssima com decoração de Fred Sue”. No lugar da “Aleluia Branca” aquela elite criou “Na Ilha da Fantasia”.
- Da crônica social do jornal “Feira Hoje” de quarta-feira, 2...

Nenhum comentário:

Postar um comentário