sexta-feira, 17 de abril de 2009

SECT&I: ÍNDIOS TUPINAMBÁS DE OLIVENÇA GANHAM CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA

Os 3.700 índios tupinambás de vinte aldeias do sul da Bahia passam a contar, a partir do próximo sábado (dia 18), com um Centro Digital de Cidadania (CDC) do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado. O mais novo CDC foi instalado na sede da Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambás de Olivença, em Ilhéus. A entrega oficial será feita pelo governador Jaques Wagner, em Itabuna.


O Centro irá promover o acesso das aldeias tupinambás à informática, capacitando-as para o uso de softwares e, principalmente, da Internet. Irá também contribuir para a melhoria do nível educacional e cultural destes índios facilitando a integração, respeitando as diferenças, e buscando uma convivência equilibrada entre os povos, além de contribuir para a geração de empregos, renda e melhor qualidade de vida dos indígenas.

Com a implantação do CDC dos índios tupinambás, o Cidadania Digital prossegue diversificando e democratizando o acesso ao computador, com internet banda larga, uma das marcas do programa. Até agora, já foram implantadas unidades em povoados, distritos, assentamentos de reforma agrária e de quilombolas e templos religiosos, como igrejas e templos de candomblé, sem distinção de credo e ideologia.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, tecnologia e Inovação (Secti), o Programa Cidadania Digital é estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital. Cada CDC conta com 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à internet, um servidor e impressora, além do ambiente climatizado.

A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários. Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada. Os CDCs permitem ainda a emissão de documentos pessoais e se tornam ponto da Ouvidoria do Estado, além de outros serviços públicos on-line.

O Cidadania Digital conta com uma rede de mais de 700 Centros Digitais de Cidadania, em 408 municípios da Bahia. O programa vai passar do milésimo CDC ainda no primeiro semestre de 2009 e até maio vamos ter pelo menos um Centro em cada município baiano.Territórios de Identidade - Ainda em Itabuna, o governador Jaques Wagner entrega aos colegiados dos 26 Territórios de Identidade o KIT Tecnológico, composto por um computador, uma impressora e um pen drive, fruto de uma parceria entre a Secti e a Coordenação Estadual dos Territórios (CET).

Além de Ildes Ferreira (Ciência, Tecnologia e Inovação), integram a comitiva de Jaques Wagner a Itabuna, os secretários estaduais Walter Pinheiro (Planejamento), Edmon Lucas (de Desenvolvimento e Integração Regional) e Domingos Leonelli (Turismo), dentre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário