sexta-feira, 17 de abril de 2009

FEIRA ONTEM EM ABRIL

Além da folia de rua, na "Feira Ontem" a micareta também acontecia nos clubes sociais, todos exibindo atrações. O Tênis, por exemplo, sempre trazia grandes estrelas como Emilinha Borba, em 1977 (a esquerda) e no Cajueiro astros globais como Rubem di Falco, com o colunista Oydema Ferreia e o artista plástico Pedro Roberto (a direita), num dos "Caju de Ouro".

IMPOSTOS DO MUNICIPIO
1945 – O prefeito Eduardo Motta determinou o funcionário Osvaldo Borges da Costa “ora servindo no Gabinete, que passe a ter função na Contadoria, secção de classificação para a arrecadação de impostos, taxas e rendas até ulterior deliberação”.
- O ato foi através da portaria nº 22 de 5 de abril...


DOAÇÃO A SANTA CASA
1947 – O jornal “Folha do Norte” trás na primeira página a seguinte nota: “O Sr. Pedro Matos deixou em nosso poder três fracos de lança-perfume, para que sejam entregues à direção da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana”.
- Foi na edição nº 1971 que circulou no sábado, 19...

ANIMAL DESAPARECIDO
1947 - Dos classificados: “Gratifica-se bem a quem encontrou ou der notícia certa de uma burra castanha escura de primeira a segunda muda, com um corte abaixo do rejeito ainda não encabelado, a qual desapareceu de um curral no dia 7 do corrente”.
- Assinado por Francisco Assis Dórea, da “Oficina Socorro”...

COBRANÇA EXECUTIVA
1950 – “Levo ao conhecimento dos contribuintes que a tesouraria municipal receberá até o dia 30, os impostos territorial, predial e indústrias e profissões de 1949. Findo o prazo serão enviadas as guias para o Promotor Público fazer a cobrança executiva”
- O aviso é assinado por Oscar Erudilho, tesoureiro da Prefeitura...

HOSPITAL DOS ENFERMOS
1956 – O HDPA passou a funcionar no atual local antes de concluída a obra. Isso porque laudo assinado pelos engenheiros Walter Bastos Freitas e Anápio Miranda e o construtor João Pascoal Santos sugeriu a demolição do secular prédio da Rua Carlos Bahia.
- Melhorado virou sede do 1ºBPM/FS. De novo em ruínas abriga o Palácio do Menor...

VENTILADOR NO CINEMA
1956 – Requerimento do vereador João Durval pede ao prefeito João Marinho para através do Posto de Higiene, determinar que a Empresa Cavalcanti seja obrigada a colocar ventiladores nos cinemas Íris e Plaza, ambos de sua propriedade.
- O requerimento foi aprovado na sessão de segunda-feira, 16...

A HISTÓRIA DE LUCAS
1956 – Da tribuna da câmara, na sessão de segunda-feira, 16, o vereador Colbert Martins usou da palavra para justificar sua “moção de congratulações com o professor Alberto Silva pela obra por ele escrita a respeito da história de Lucas de Feira”.
- O discurso do edil foi durante o grande expediente...

BAILE DA DISSIDÊNCIA
1980 – As “meninas” Milady, Betânia, Elizabeth, Vanessa, Eliana, Jô, Vanuza, Carla, Glarkas, Cristina, Rosemeire, Daniele, San, Cacau e Suzi, “freneticamente fantasiadas”, disputaram na sexta-feira, 18, o titulo do III Baile das Atrizes (dissidência do Baile dos Artistas), abrindo com plumas e paetês a micareta no ginásio de esportes do FTC.
- Fantasiada de “Borboleta Voadora”, Cristina foi eleita a “Rainha de todas elas”...

TOURO VERSUS LEÃO
1990 – Com o técnico José Carlos Queiroz colocando em campo Jorge, Itamar, Jorginho, Careca e Rivaldo; Zelito, Carlinhos (Cesinha) e Rivelino; Quirino, Xodó e Tição, o Fluminense empatou de 0x0 com o Esporte Clube Vitória na Fonte Nova, dia 19.
- Onze mil pagantes proporcionaram uma renda de 544.960,00...

TEMPO DE CLAILTON
1999 – Está na “Tribuna Feirense” nº 1, coluna “Observatório”, assinada por Valdomiro Silva: “‘Vou embora’, ameaçava o vereador Carlos Madeira, durante a discussão da aprovação das contas do prefeito Clailton Mascarenhas, esta semana. ‘Não vai não, fica aí’, pedia Mauricio Carvalho. Certamente com receio do resultado da votação”.
-Madeira (PFL), estava no “muro” e Mauricio (PDT), na vice-liderança de Clailton...

Nenhum comentário:

Postar um comentário