quinta-feira, 23 de abril de 2009

JOVENS INICIAM CURSO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM JEQUIÉ

Cerca de 230 jovens participaram ontem (dia 22), no campus da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) em Jequié, da aula inaugural do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), de formação em Tecnologia da Informação. O curso é voltado para formar jovens com idade entre 16 e 24 anos como programadores e desenvolvedores de softwares. São estudantes da rede pública a partir do segundo ano do ensino médio.

Um dos estudantes que participam da iniciativa é o jovem Ramon Lima e Meira, que foi o primeiro colocado no exame de seleção. Estudante do primeiro ano do ensino médio, Ramon pretende seguir a carreira de engenharia de computação e acredita estar dando um passo importante para atuar na área. “Além de oferecer uma base maior para a formação dos estudantes, o Proaj fortalece Jequié para a área de desenvolvimento de software”, disse o jovem, que aos 16 anos de idade também é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Física e recebeu uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, explicou que o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está em amplo crescimento na Bahia e que o mercado está carente de profissionais qualificados. “Existem vagas em aberto e empresas nacionais e internacionais estão chegando para ampliar ainda mais a oferta de emprego”, comentou Ferreira. Ao proferir a aula inaugural, o secretário também destacou que os jovens devem desenvolver o espírito empreendedor e buscar criar empresas para atuar na oferta de serviços tecnológicos e no desenvolvimento de softwares para demandas específicas de mercado. Durante oito meses, os 230 jovens vão ser preparados para desenvolver programas de computadores em JAVA ou ambiente WEB, sendo além de programadores, desenvolvedores de software.

O Proaj é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (Sec) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD).

A turma piloto do programa já formou 82 alunos e outros 655 jovens estão curso. Em maio, cerca de 500 vagas serão abertas em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Em Jequié, o Proaj conta com a parceria da UESB. Também participaram da aula inaugural o vice-reitor da Uesb, Rui Macedo, e a coordenadora do Proaj em Jequié, Claudia Ribeiro Lopes, além de representantes de mandatos parlamentares, territoriais e lideranças municipais



Assessoria de Comunicação Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia "Ou todos se unem ou muitos podem sofrer. Faça sua parte, a dengue pode matar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário