quarta-feira, 8 de abril de 2009

ESPERANDO A MICARETA DE FEIRA - ANO 2009 (III)

ENTIDADES AFRO NO “PALANQUE DA EXCLUSÃO”




Diferente do carnaval de Salvador, onde Filhos de Ghandi, Ilê e outros têm espaço nobre, na micareta da terra de Lucas as entidades afro ganharam dos organizadores da festa o que na sessão de hoje da câmara de denominou “palanque da exclusão”

Segue o texto da Ascom



“É melhor Feira de Santana proibir que as entidades desfilem”. A indignação é do vereador Marialvo Barreto, sobre o palanque que está armado na avenida para o desfile das escolas de samba, afoxés e blocos afros, na Micareta 2009.

Para o petista, é um “palanque da exclusão”, ou “de discriminação racial”. Ele lembrou que em Salvador, a realidade é diferente. “Instituições como o Filhos de Gandhi, o Ilê, entre outros, têm espaço nobre e repercussão nacional e internacional, enquanto aqui se busca excluir essas atrações”. Considera que a estrutura menospreza as raízes da cultura popular.

Para o vereador Getúlio Barbosa, a Comissão Municipal de Festejos Populares deve abrir uma profunda discussão sobre como acolher entidades tradicionais.

“O prefeito Tarcízio Pimenta, após a Micareta deste ano, deve cobrar dos responsáveis pela organização da festa uma avaliação. As entidades de cultura afro devem ser prestigiadas e ter o mesmo espaço destinado às chamadas estrelas da festa”, defendeu.

MEMORIA I
As escolas de samba, blocos, cordões, batucadas, todas as entidades de cultura afro começaram a desaparecer quando também foi desaparecendo o grande "préstito momesco" - o famoso desfile no horário nobre da folia tendo à frente os carros alegóricos, conduzindo rei momo, rainha, princesas e outras atrações.

MEMÓRIA II
No começo, anos 30, os carros alegóricos foram concebidos por João Bojô, Maneca Ferreira, Mané de Emilia, Mestre Narcizio e tantos outros. Já na segunda metade do século 20 coube ao artista plastico e tapeceiro Charles Albert com seu irmão André a criação dos mais belos e ricos carros alegóricos. Falcão e Colbert que se revezaram no poder quase um quarto de século, foram responsáveis pelos ultimos grandes prétitos micaretescos

Nenhum comentário:

Postar um comentário