terça-feira, 1 de abril de 2014

OPINIÃO

A primeira voz abertamente discordante à ditadura militar que se instaurava no Brasil, enfatizada nos versos que marcariam época: "Podem me prender, podem me bater, que eu não mudo de opinião..."  explodiu incontida em um show numa sexta-feira à noite, no dia 11 de setembro de 1964, no Teatro de Arena São Paulo, em Copacabana.

O público entendeu de imediato que estes versos, sobre a situação precária das pessoas nos morros referiam-se, na verdade, ao clima sombrio das prisões, as cassações e a tortura abjeta que estavam rolando no país.

Além disso, o espetáculo, chamado Opinião, deu um novo rumo ao show nativo e ao próprio teatro, ao juntar na época, Nara Leão - substituida depois por Maria Bethânia - e os imortais Zé Keti e João do Vale.

Com texto assinado por Oduvaldo Vianna Filho, o espetáculoOpinião foi dirigido por Augusto Boal, produzido pelo Teatro de Arena e por integrantes da União Nacional dos Estudantes que já havia sido colocada na ilegalidade pelo regime militar. [ http://www.jblog.com.br/ ]

Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Eu não saio, não

Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar

Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu


Nenhum comentário:

Postar um comentário