quarta-feira, 16 de abril de 2014

CÂMARA DEVOLVE A CHICO PINTO O MANDATO DE PREFEITO QUE ELA TIROU HÁ 50 ANOS

A Câmara Municipal aprovou na manhã desta quarta-feira (16), por unanimidade dos edis presentes, requerimento de nº 12/2014, de autoria do vereador José Carneiro (PSL), que solicita a devolução, simbolicamente, do mandato do ex-gestor da cidade Francisco José Pinto dos Santos - Chico Pinto, que se tornou prefeito de Feira de Santana em 1962, pelo PSD, assumindo a Prefeitura em abril de 1963 e destituído do cargo em 1964 pelos agentes da ditadura.
“Francisco Pinto foi uma das vozes que mais alto se afirmara na luta e combate à ditadura militar (1964-1985) e que levou a nossa Feira de Santana a ser ouvida nacional e internacionalmente, sem que o medo fosse parte integrante da sua personalidade”, afirmou José Carneiro. Leia mais no site da ASCOM

MEMÓRIA
Numa quarta-feira, 6 de maio de 1964 a câmara na época funcionando no prédio da Prefeitura, aprovou com os votos da UDN e com a ausência da bancada do PSD de Chico Pinto, a Resolução nº 46 que "declara impedido o Bel. Francisco José Pinto dos Santos".
No mesmo dia o vereador Altamir Alves Lopes, do PTB, que estava no exercício da presidente da câmara foi empossado no cargo de prefeito .
Além dos vereadores Godofredo Leite Filho, Paulo Almeida Cordeiro, José Manoel de Araújo Freitas, Newton Tavares Carneiro, Jorge Mascarenhas, Hugo Navarro, Joselito Amorim, todos da UDN e mais José Ferreira Pinto do PTB que assumiu no lugar do titular Sargento Aranha, a ata de posse também foi assinada pelo major Hélvio Moreira, seguindo 18 assinaturas e finalmente a escriturária Eunice Ribeiro de Almeida.
Dois dias depois, sexta-feira, 8 de maio, a câmara "elegeu" o vereador udenista Joselito Amorim para concluir o mandato de Chico Pinto, sendo imediatamente empossado e consequentemente afastado o petebista Altamir Lopes.
O termo de posse, novamente lavrado pela escriturária Eunice Almeida foi assinada por maior número de pessoas, entre as quais o capitão Moacyr Damaso, major Walter Alves Guimarães, capitão Arlindo Barbosa da Silva e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário