quarta-feira, 16 de abril de 2014

ECOS DA MICARETA

Campeão baiano em 1969, Micareta de 1970 foi dedicada ao Fluminense
O ponto alto foi o carro alegórico simbolizando os touros do sertão

A conquista do campeonato de 1969 no mês de outubro, com direito a grito pré micaretesco nas imediações do antigo Posto Shangay, levou os dirigentes da Micareta do ano seguinte (a festa ainda era realizada por uma comissão organizadora) a dedicar os quatro dias da folia aos heróis do título.

A  decoração de rua ganhou na sua iluminação milhares de lâmpadas nas cores verde, vermelho e branco, mas o ponto alto foi o carro alegórico simbolizando os “touros do sertão” e que nos desfiles de domingo e terça-feira a multidão acompanhou cantando músicas da época, inclusive a composição de Antônio Moreira, logo transformada em hino oficial do Fluminense.

Coube a Péricles Soledade, o mesmo que criou o Trio Patury em 1954, exercitar sua arte em alegorias e bolar o carro alegórico retratando o campeão baiano. Foi tudo feito ao ar livre, no bairro Olhos D’Água (Rua Araujo Pinho), em frente a residência do artista.

A carroceria do caminhão ganhou a forma de um campo de futebol e sobre ela bonitas jovens uniformizadas com as cores do clube. Quando o carro despontou na Rua Direita (existiam mais dois com rei momo, rainha e princesas) a explosão foi geral:

Avante, avante/Avante Fluminense/É hora, é hora/Queremos mais um goooool.../Com ênfase bradamos teu refrão/E repetimos a alegria da vitória...

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário