quarta-feira, 9 de abril de 2014

ECOS DA MICARETA - EM 1947 ACONTECEU A FOLIA DEMOCRÁTICA

A coroação de Delorisa Bastos foi nos salões da 25 de Março

“Micareta da Democracia”. Assim João Domingues Gonçalves  (foto2), Oscar Erudilho (foto3), Manuel Marques, Hermenegildo Santana e outros membros da comissão organizadora batizaram a  folia momesca, por conta do fim do Estado Novo e a redemocratização do país com e a realização de eleições, inclusive em Feira de Santana, para a escolha pelo voto do novo prefeito e os membros da primeira legislatura da câmara de vereadores pós ditadura Vargas.
Eleita rainha da micareta, a coroação de Delorisa Bastos aconteceu nos salões da “25 de Março”, que ainda realizou mais quatro bailes para os associados. A diretoria, para maior conforto dos foliões, anunciou a instalação de ventiladores nos salões.
No préstito de domingo a cidade parou para aplaudir rainha e princesas e mais três carros que formaram no préstito: “Garotas no frevo”, “Queremos mais” e “Mula manca”.
Na terça a atração foi Jeremias que desfilou pela Rua Direita montado na sua mula manca, bem como a batucada “Embaixada Mexicana” (foto1), cordões e bandos tocando e cantando grandes sucessos, entre eles “Piratas da perna de pau” de João de Barro  e a marcha “Eu quero é rosetar!”, de Haroldo Lobo e Milton Oliveira, cantada por Jorge Veiga.
 Por um carinho seu, minha cabrocha/Eu vou a pé ao Irajá/Que me importa que mula manque/Eu quero é rosetar. (bis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário