sábado, 5 de abril de 2014

CFM NÃO FAZ CAMPANHA PELA SAÚDE, FAZ CONTRA OS MÉDICOS CUBANOS

Autor: Fernando Brito

O Painel da Folha anuncia hoje que o Conselho Federal de Medicina vai lançar uma campanha de propaganda denunciando as más condições da saúde no Brasil.

E crava: a campanha é contra o Mais Médicos.

Como vocês sabem, a saúde no Brasil passou a entrar em crise depois da chegada dos médicos cubanos.
Antes não havia hospital lotado, nem fila, nem mau-atendimento, nem descaso, nem carências.

Por isso é que o CFM nunca fez uma campanha destas e, agora, claro que sem qualquer vínculo com o processo eleitoral em curso, fará alguns comerciais do tipo “mundo cão”.

“Serão anúncios em jornais, revistas, rádio e TV com imagens de enfermarias lotadas, pessoas deitadas no chão e hospitais com infiltrações nas paredes” , antecipa o jornal.

Será que  estarão entre as imagens a da idosa Rita Alexandre da Silva, fotografada no chão do Hospital Geral de Pedreira, da rede estadual de São Paulo?

Ou vai ser dada uma palavra sobre a ação moralizadora do CFM no caso dos médicos dos dedinhos de silicone, que completou aniversário sem uma punição do Conselho?

Ou contra o poder absurdo das empresas de seguro-saúde, que são as grandes beneficiárias do modelo privatista da medicina brasileira?

Ou contra a utilização política da condição de médico, dada neste episódio vergonhoso da médica cubana que atacou um programa de saúde pública para dar cobertura – e aliás, recebê-la, da Associação Médica Brasileira – para seu desejo de emigrar para Miami, atrás do namorado?

Será que um dia vamos voltar a ter entidades médicas que, em lugar de xenofobia e reserva de mercado, preocupem-se em primeiro lugar com as pessoas que não tem, sequer, um médico para atendê-las na aflição? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário