segunda-feira, 21 de abril de 2014

ALBERTO YOUSSEF E SUA ESTREITA RELAÇÃO COM POLÍTICOS DO PARANÁ

Na CPI da Copel, instalada em 2003, parlamentares aliados ao ex-governador do Estado Jaime Lerner barraram depoimento de Youssef

Preso pela Polícia Federal sob a acusação de ser o pivô da Operação Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef já esteve envolvido em pelo menos quatro outros grandes escândalos, todos envolvendo políticos e agentes públicos, entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000 no Paraná: em Maringá, na gestão de Jairo Gianoto, o AMA-Comurb em Londrina, o esquema de lavagem de dinheiro do Banco do Estado do Paraná (Banestado) e a fraude contra a Companhia de Energia do Paraná (Copel). O último deles foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia Legislativa (AL) no dia 17 de março de 2003. O objetivo era apurar supostas ilegalidades ocorridas durante o processo de tentativa de privatização da estatal, a partir de 2001, na gestão do ex-governador Jaime Lerner (na época no PFL).


Conforme o relatório final aprovado pela AL, fizeram parte da CPI os então deputados Marcos Isfer (PPS), que assumiu a presidência do grupo, Ademar Traiano (PSDB), escolhido como vice-presidente, o relator Ratinho Junior (na época no PPS, hoje no PSC), os sub-relatores Alexandre Curi (PMDB), Vanderlei Iensen (PMDB), Tadeu Veneri (PT) e Durval Amaral (na época no PFL), além de Valdir Rossoni (na época no PTB, hoje no PSDB) e Fernando Ribas Carli (PP). A maioria deles integrava a base de apoio a Lerner no Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário