sábado, 16 de maio de 2009

FEIRA ONTEM EM MAIO

Pavimentada em pista dupla há três decadas (1979) pelo prefeito Colbert Martins, desde a Avenida Anchieta (hoje João Durval) até o Anel de Contorno, a Avenida Getiluio Vargas nunca recebeu retoques ou mereceu recuperação, o que testemunha a qualidade da obra que incluiu desapropriação, drenagem, arborização no canteiro central e iluminação.
publicada aos sábados na Tribuna Feirense
OS ELEITORES DE FEIRA
1914 – “Conforme divulgação do serviço de estatística do Ministério da Agricultura, este município contava, em 1905, com 1.572 eleitores e 11 seções eleitorais e,
em 1912, 2.271 eleitores e 13 seções
eleitorais”. (Vida Feirense).
- Do jornalista Arnold Silva (foto), a coluna era publicada na “Folha do Norte”...

NOVO CIRCO NA CIDADE
1947 – Na cidade o Zoológico Continental Circo “para uma temporada de quatro espetáculos”. Com grande quantidade de feras e um elenco de 35 artistas, obteve grande sucesso na capital do Estado e espera agradar o publico feirense.
- Página 4 do jornal “Folha do Norte” edição nº 1977...

EMPATE DO FLUMINENSE
1965 – Jogo válido pelo 2° turno do certame de 1964, o Fluminense enfrentou o campeão Vitória na tarde de domingo, 1°, e empatou em 1x1, escalado com Mundinho (foto), Adilson, Misael, Val e Carlinhos; Chinezinho e Zequinha; Veraldo, Almeida, Renato e Neves
- Almeida (Cepão) fez o gol do tricolor feirense...

VISITANDO SECRETARIAS
1975 – Quarta-feira, 14, o prefeito José Falcão (foto) foi a capital levando reivindicações da cidade. Na agenda os secretários Wellington Figueiredo (Transportes), Valter Sanches (RHídricos) e Emanuel Vargas (Indústria e Comércio).
- Foi um dos destaques da edição nº 455 do jornal “Feira Hoje”...

ANIVERSÁRIO DE GALVÃO
1978 – “De autoria do edil Antonio Carlos Coelho (foto) e assinada por todos os vereadores, foi aprovada por unanimidade uma moção de congratulações pela passagem do aniversário do monsenhor Renato Galvão, ocorrido no último dia 11”.
- No “Etc&Tal” do jornal “Feira Hoje” de domingo, 14...

AVENIDA PAVIMENTADA
1979 – Na quarta-feira, 9, a comissão de licitação formada por Maria da Luz Ribeiro, Eduardo Vasconcelos, Alpiniano Reis e Miguel Ferreira, julgou a concorrência para a pavimentação da Av. Getulio Vargas, a partir da Avenida Anchieta até o Anel de Contorno.
- Colbert Martins (foto) era o prefeito...

PINGA-FOGO NO GINASIO
1979 – O jornal “Feira Hoje” de quarta-feira, 16, informa que Nilton Vieira (foto), secretário de Educação, “Reservou o ginásio de esportes do Ginásio Municipal e começou a convidar repórteres dos jornais locais e sucursais de Salvador para um pinga-fogo com a imprensa”. A nota, na coluna “Etc&Tal”, termina ferina:
- Secretário, não precisava tanto...




TERRORISMO DE DIREITA
1979 – Em discurso inflamado, o vereador Zé Pinto (PDS) avisava ao presidente Figueiredo, do mesmo partido que “A inflação é também um terrorismo a afligir a Nação”. Clovis Lima (foto) do PMDB, interrompeu o orador:
- Só se for terrorismo de direita, Excelência!...

VIOLENCIA & INFLAÇÃO
1995 – “Em todas as entrevistas sobre a micareta, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ewerton Cerqueira, insistia em atribuir à festa uma ‘violência zero’. Fernando Color cansou de falar na ‘inflação zero’ e deu no que deu”.
- Da coluna “Data Vênia” de Edson Borges (foto), no jornal “Feira Hoje”...

O CINEMA ÀS ESCURAS
2000 – Está na TRIBUNA FEIRENE, ainda semanária, edição n° 59: “Dona Anacy (Paim) formou a comissão para criar o Curso de Cinema na Uefs. O presidente é Gurjão, professor e Economia e seu vice-reitor. Tudo feito às escuras”.
- De Jânio Rego (foto) com o titulo “Drops de anis”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário