domingo, 15 de março de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL


ESTE 15 DE MARÇO EM 1953

VAMOS fazer mais uma nostálgica viagem no tempo. Voltar a 1953 e lembrar o que estava acontecendo na Feira de Santana, dia 15 de março, que a exemplo deste ano, também caiu num domingo. Como fontes algumas publicações da época, assim como noticias vinculadas nos jornais que existiam na cidade.

SOBRE os jornais daquele tempo vale frisar que além do decano semanário “Folha do Norte” mais dois estavam em circulação. O também semanário “Vanguarda”, de Demócrito Soares e o “Diário de Feira” de Almachio Boaventura.

ANTES das notícias, um pouco daquela Feira de Santana que no inicio da década de 50, segundo dados do IBGE, tinha um total de 107 mil 205 pessoas habitando o município, sendo 34.277 no distrito sede e 72.928 nos demais distritos zona rural.

FEIRA tinha como seu prefeito, o tabelião Almachio Boaventura (foto), que antes exerceu o cargo de vereador. Almachio, entre outras realizações, construiu o estádio municipal que mais tarde, em 1966, deu lugar ao atual Jóia da Princesa, edificado por Joselito Amorim.

TREZE vereadores integravam o poder legislativo feirense. Entre eles três ex-prefeitos: Heráclito Carvalho que governou por dois períodos, no final dos anos 30 e inicio dos anos 40, Francisco Caribé (foto)que foi um dos prefeitos nomeados após a queda do Estado Novo e Aguinaldo Boaventura eleito em 1947, com a volta do regime democrático.

TAMBÉM entre os treze vereadores dois jovens estreantes que entrariam para a história política da cidade. O médico Wilson Falcão e o advogado Francisco Pinto( foto), ambos já falecidos. Em 1971 os dois passariam a atuar juntos na câmara dos deputados.

O PODER judiciário continuava funcionando no prédio da Prefeitura e as sessões do júri no espaço hoje denominado salão nobre. Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Feira de Santana, Candido Colombo Cerqueira era a autoridade maior.


FEITAS essas lembranças, vamos às noticias daquela Feira de Santana que tinha suas poucas ruas do centro (Avenida Senhor dos Passos na foto maior) e dos subúrbios, interligadas por muitos becos, alguns famosos com seus nomes exóticos, como o Bom e Barato, Lasca Gato, Baixinha da Égua, Jibóia e outros.


NA SAUDE, a Santa Casa de Misericórdia distribuiu balancete mostrando receita e despesas com as obras do novo Hospital Dom Pedro de Alcântara. Era provedor o vereador Wilson Falcão, tendo como tesoureiro Antonio Pinto, pai do historiador Raimundo Pinto.

AINDA sobre a Santa Casa, a instituição deu conhecimento que no
primeiro bimestre do ano, janeiro e fevereiro, foram realizados 61 sepultamentos no Cemitério Piedade, de sua propriedade e único da cidade. Foram 38 em sepulturas pagas e 23 em sepulturas grátis.

NO ESPORTE o Bahia de Feira fazendo jogo amistoso aplicou 4x1 no Elite Futebol Clube, campeão de Santo Amaro. O “bicho papão” jogou com Baguesa, Lipinho e Bueiro; Cabo, Tote (Painé) e Juvenal; Alegre, Mirinho, Mário Porto, Macedo e Nozinho (Otoney).

AINDA no esporte, o time de basquetebol do Tênis fez grande exibição, mas perdeu de 29 x 26 para o poderoso C. R. Itapagipe. Clovis, Regis, Isaac, Dega e Dilermando defenderam o clube feirense que também utilizou os atletas Itamar, Oyama e Helio Brasileiro.

NA CULTURA, com grande presença foi realizada no Edifício Santana a primeira reunião para a criação da Associação Cultural de Feira de Santana. À frente da iniciativa estava Dival Pitombo (foto), que foi o responsável pela redação do ante projeto dos estatutos.



NA EDUCAÇÃO, Áureo Filho (foto), diretor do Colégio Santanópolis, anunciou para o dia 19 o encerramento das matriculas para os secundaristas e mais o curso comercial. Já o calendário do Ministério da Educação e Cultura marcou para o dia 20 o inicio do ano letivo.


NA POLITICA, Claudemiro Campos, presidente do PTB local, enviou dois telegramas a Getulio Vargas (foto), presidente da republica. No primeiro sugerindo a liberação de mais recurso para as obra da rodovia Rio - Bahia e no segundo por conta da seca prolongada, pedindo medidas para amenizar o sofrimento dos nordestinos, em transito na cidade.

NA MUSICA, a professora Clarice Bullos Cerqueira (bom dia Baby Thyers Bullos Cerqueira) avisou aos seus alunos e todos os interessados o recomeço das aulas do curso de piano na escola localizada na Rua Barão do Rio Branco nº 25/A.

E NO MAIS, a loja “A Seda Moderna” comunicou aos foliões que “por conta da micareta que se avizinha”, acabou de receber entre outras marcas, “cetim lumiére, lamé e duchese em todas as cores, além de organdys organzas lisas e lavradas”.

Um comentário:

  1. Simas, pena vc não ter uma foto de claudemiro campos suzart; reginaldo tracajá tem de sobra, pois foi quem mais fotografou claudemiro nos últimos anos. o difícil é ele encontrar os negativos...um abraço.janio rego

    ResponderExcluir