sexta-feira, 6 de março de 2009

FEIRA GANHA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL



No primeiro mandato, com bandinha de musica, bandeirolas, espocar de fogos e muitos discursos, foi anuciado em Queimadinha, na Escola Celso Daltro, a "Escola Nota Dez". Agora no terceiro mandato Rua Nova espera que na Escola Célida Soares, a "Escola em Tempo Integral" seja de fato uma realidade.

Informa a Secretaria de Comunicação que "Feira de Santana vai ganhar, nesta segunda-feira (9), a Escola Municipal Professora Célida Soares Rocha, que funcionará em regime de tempo integral. A inauguração vai acontecer às 9h, com apresença do prefeito Tarcízio Pimenta e da secretária de Educação, Anaci Bispo Paim. A unidade foi construída no bairro Rua Nova.



A nova escola vai atender a 172 alunos da pré-escola ao ensino fundamental, do 1 ao 5 ano.
Pedagogos, com especialização, vão atuar na unidade. As crianças também terão assistência médicae odontológica e o acompanhamento nutricional. “Estudos comprovam que a criança que passa mais tempo na escola tem muito mais condições de aprender e apresentar resultados significativos”, observa Anaci Paim.



No próximo ano a Prefeitura pretende implantar mais uma escola em tempo integral em um bairrocom grande número de moradores, observando características específicas como demanda e situação de vulnerabilidade social de risco para as crianças.



Na Escola Municipal Professora Célida Soares Rocha, os alunos farão três refeições – a primeira é
o lanche servido logo no início da manhã; depois, o almoço e, por fim, o lanche da tarde. Todas as
refeições serão supervisionadas por um nutricionista.



A escola em tempo integral é baseada na proposta do educador Anísio Teixeira. “Não é uma meraoferta de atividades em turno oposto ao da escola convencional. Esta escola tem um currículointegrado, com proposições inovadoras e centradas numa metodologia dialógica em que o aluno éconsiderado sempre o sujeito ativo da sua aprendizagem e participa de todas as etapas do processo educativo”, explica Anaci Paim.



Incentivo à leitura e reforço escolar nas áreas básicas do conhecimento (português e matemática)são algumas das outras atividades também oferecidas às crianças. A proposta inclui ainda oaproveitamento de espaços diversos que podem favorecer uma aprendizagem prazerosa esignificativa para os estudantes.



“A idéia é proporcionar visitas a diversos centros como os museus Regional de Arte e Casa do
Sertão, o Parque do Saber, o Parque da Cidade e outros. A mediação do professor, com um
planejamento orientado e bem articulado, resulta numa experiência inovadora e extremamente
significativa para as crianças”, ressalta a secretária.



* Atualmente, em Rua Nova, a rede municipal oferece a comunidade duas unidades de ensino - Escola Thereza Cunha Santana e Escola José Rios, ambas construidas por Colbert Martins...

2 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre a história de Thereza Cunha Santana, fotos etc.
    Caso tenha esse histórico comunique por e-mail:
    aldecir.filho@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou indo morar em feria de santa este final de mes estou saindo de bh e tenho uma filha de 6 anos que precisa estudar gostaria de informções sobre esta escola.
    renatanaegele@hotmail.com

    ResponderExcluir