sexta-feira, 13 de março de 2009

GOVERNO AVALIA PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL


O desempenho do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial do Estado da Bahia – Progredir - junto às pequenas e médio empresas, seu foco de beneficiários, será avaliado pelos gestores e parceiros do empreendimento. A primeira roda de Avaliação Intermediária do Programa começa na próxima segunda-feira (dia 16), ás 8 h, no Centro de Convenções da Bahia (foto). Com isso, o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) pretende conhecer melhor o desenvolvimento das ações executadas, até agora, a fim de verificar acertos e corrigir rumos, se for preciso.


Esta iniciativa propiciará aos gestores, parceiros e demais envolvidos, no processo de execução do Progredir, a oportunidade de refletir sobre a situação atual dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).


Os resultados alcançados neste processo irão possibilitar a revisão, adequação e redirecionamento de ações com vistas ao fortalecimento das suas práticas e, consequentemente, elevar o nível de satisfação dos envolvidos no processo e atender uma exigência do Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID, financiador do Progredir.


Seguindo metodologia da empresa de consultoria contratada para realizar a primeira avaliação do Programa, a Secti realiza, de 16 de março a 27 de abril, encontros para avaliação de onze APL’S em que o Progredir atua. Os dois primeiros são os da Tecnologia da Informação e Comunicação e o de Confecção, APL’S, já em fase de implantação do projeto estruturante, composto por empreendimentos de Feira de Santana e Salvador.

Programa aplicará US$ 16,6 milhões em competitividade

O Progredir vai investir mais de US$ 16,6 milhões em Arranjos Produtivos Locais (APLs), ao longo de 30 meses, para ampliar a competitividade empresarial a partir da cooperação.
Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.


Voltado para micro, pequenas e médias empresas de diversos segmentos produtivos, o programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário