quinta-feira, 26 de março de 2009

FEIRA: GABRIELA III GANHA CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA.


Entre os vários CDC a serem inaugurados dentro das comemorações pelo Dia da Inclusão Digital está o da comunidade de Gabriela III, nesta cidade, com a presença do secretário Ildes Ferreira.


Acompanhe o noticiário da Sect&i


"A comunidade de Gabriela III passa a contar com uma nova ferramenta para estar em sintonia com o mundo contemporâneo. Amanhã (sexta 27) vai ser inaugurado um Centro Digital de Cidadania.

O espaço que permite acesso gratuito à internet e outras ferramentas da informática vai ser aberto pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, como parte das comemorações pelo Dia da Inclusão Digital, celebrado no sábado, 28.

Com a nova unidade, Feira de Santana passará a contar com 32 CDCs.

Antes de Feira de Santana, hoje (quinta, 26) será a vez da instalação na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita de Cássia. Amanhã, uma unidade vai ser abeta também em Queimadinhos, na Associação dos Moradores e Produtores de Riacho da Onça.

No sábado, será inaugurado o centro da Delegacia da Mulher, em Salvador e do distrito de Igara, em Senhor do Bonfim. No domingo (29), será a vez dos Centros de Correntina e de Iaçu.

Há ainda programado para 10 de maio, o CDC em parceria com a Prefeitura de Riachão do Jacuípe. No sábado passado (21) já havia sido inaugurado o Centro da Associação casa de Olaria, em Serrinha.

No começo do mês, foram inaugurados os novos Centros Digitais de Cidadania de Teolândia, Itororó, Itacaré, Itabuna, Jussari e Camacã, no sul do Estado.

O Cidadania Digital é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e foi contemplado em 2008 com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil.

Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado pelo Cidadania Digital, em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.

“Não estamos apenas implantando os centros, mas também fomentando a apropriação deles pelas comunidades, focando em ações de capacitação e oferta de serviços”, observou o secretário de CT&I,Ildes Ferreira, que também citou que este esforço está tirando a Bahia da incômoda 20ª posição no ranking da inclusão digital entre os estados brasileiros.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006 do IBGE, a Bahia estava em 20º lugar em acesso à internet entre os estados brasileiros, com 87% de excluídos digitais, realidade que já muda com o ostensivo trabalho do poder público. Uma rede de mais de 700 Centros Digitais de Cidadania, presentes em 400 municípios da Bahia são responsáveis por 700 milhões de acessos desde 2007.

O Cidadania Digital tem como foco a inclusão sociodigital e, para isso, foram implementadas ações de capacitação, cidadania e novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas. Além de fomentar o uso dos CDCs existentes pela população, a Secti está ampliando a rede de centros, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. Cada CDC é equipado com dez computadores, impressora e internet banda larga.

O principal público beneficiado pelo Programa de Inclusão Sociodigital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário