terça-feira, 17 de março de 2009

ANACI E A CRÔNICA DA JORNALISTA DANIELE BRITO

Daniele Britto


Achei bem piegas falar sobre as mulheres na data “estabelecida” para este fim. Li muitos artigos, reportagens e, de todo esse material, pouca coisa me surpreendeu. Infelizmente, para nós colunistas e jornalistas, é difícil falar sempre sobre a mesma coisa.


Gostaria de falar sobre uma mulher em especial. Uma dona de casa que resolveu se despir de todo juízo da valor tacanho que atribuíam às mulheres que tinham direito, no máximo, a um cargo eletivo e vitalício nos arredores da copa-cozinha, garantindo-lhes o máximo, os título de “Panela mais brilhante do ano”, “Troféu Passa Roupa” dentre outros tantos que permeiam as piadas de mau-gosto.


Ela estudou. Muito. Se especializou na sua área e fez dela seu respirar. Infelizmente, não conseguiu implantar isso dentro da sua própria casa, pelo menos, com a mesma intensidade que lidara com seu trabalho a rua. Os filhos, dois meninos que tornaram-se brutamontes com certificados de conclusão de curso, nem de longe, têm o talento da genitora.


Ela é odiada por alguns, e amada por outros tantos, assim como ocorre com a maioria das pessoas públicas. A vida pessoal que parecia ser secundária diante do seu labor, lhe conferiu quilos extras, que dificultavam a sua locomoção e, sem eufemismos, a faziam feia. Hoje, graças à tecnologia, esta mulher, com recursos próprios, fruto do seu árduo trabalho, está elegante, e leve como uma sílfide.


Ela, a mulher do texto é uma gestora competente, uma política vivaz e, principalmente, uma estrategista capaz de tornar-se indispensável, mesmo quando sua ausência representa conforto para o seu grupo. Ela, a destemida, parece ter tirado do próprio seio o leite que nutre a sua relação com o poder. Relação que foi impedida de perpetuar, devido à incompetência dos seus rebentos.


Ela é forte. Tem raça. Mesmo hoje, diante de uma guilhotina, comporta-se como uma leoa que veste Prada. Ela deveria ter um dia dela. Um feriado de meio período, quem sabe.É preciso ter muito peito, progesterona, cérebro e cromossomos “x” para ser tão, digamos, resistente aos fatos contrários aos seus interesses.

Parabéns à você, Anaci. E quem sabe, adeus.
A crônica da jornalista Daniele Brito está no Blog Bahiagora

Um comentário:

  1. pois é competência em trabmbique ela tem demais e coragem apostando na impunidade não é uma qualidade apenas de Anacy vide Maluf,Sarney,Marcus Valério,Delubio... agora culpar os filhos analfabetos funcionais é demais Dani quem alimenta o monstro é o pai dele anacy dos seus filhos e Ronaldo e Paulo Souto pai da TRAMBICACY,aliás talv esse grana tenha sido rachada rsrsrsrsrsrsrs,pq até agora a impresa se calou a pedido do rei!!!e ela continua irredutivel nas CONTROVERSIAS!!!! quais?????apareceram??????nada só BLÀ BLÀ BLÀ!!!

    ResponderExcluir