sábado, 28 de março de 2009

FEIRA ONTEM EM MARÇO

Esta coluna é publicada todos os sábados no jornal Tribuna Feirense

HERÁCLITO O PREFEITO

1935 – Eleito nas urnas, Heráclito Dias de Carvalho, (Seu Lolô), irmão de Coriolano Carvalho, assume a prefeitura no lugar do Elpídio Raimundo da Nova (foto). Cai com o golpe de 10 de novembro de 1937 e é substituído por Theódulo Bastos de Carvalho.
- Em 1938 Seu Lolô volta ao poder e faz grande administração...



VITÓRIA DOS “CANÁRIOS”
1954 – Campeão feirense e já convidado para o certame baiano, domingo, 7, o Flu “pisou na cancha” escalado com Batista, Juarez e Tutu; Elicio, Edinho e Elias; Zé de Melo, Pelúcio, Macedo, Alfredo e Gilberto e enfrentou o Ipiranga de Ferrari, Pequeno e Valder, Walter, Zizo e Prego, Antonio Mário, Valter Vieira, Silvio, Israel e Gilberto.
- O jogo foi amistoso e os “canários” aplicaram 4x3 nos “touros”...

O DECRETO DE FALCÃO
1974 – Publicado no jornal “Feira Hoje” de quinta-feira, 7, o decreto nº 17, assinado pelo prefeito José Falcão da Silva, nomeando para o primeiro escalação (Chefe do Serviço Jurídico da Prefeitura), o advogado Antonio Cunha Santana, símbolo CC-1.
- Santana assumiu no lugar do advogado Osvaldo Brasileiro Franco (foto)...

O “FEIRA” VIRA DIÁRIO
1976 – Está no editorial de Helder Alencar (foto) com o titulo “A grande festa” que ocupou toda a primeira página da edição nº 585 de sábado, 27, do novo diário da cidade: “Se não sentirmos as necessidades da hora presente não “seremos dignos do julgamento do futuro”.
- Até então o jornal “Feira Hoje” circulava as terças, quintas e sábados...

E A “FOLHA” TAMBÉM
1976 – Na quarta-feira, 31, decorridos 33 anos, foi a vez do decano jornal “Folha do Norte” também passar a circular diariamente. Os diversos segmentos da cidade compareceram ao coquetel de lançamento que Hugo Navarro (foto) e os irmãos ofereceram nos salões do Feira Tênis Clube.
- Além de diário a “Folha” passou a ser impresso em off-set...

ONTEM COMO HOJE
1977 – “A água no bairro Jardim Cruzeiro está dando uma de morcego ou coruja (acontece em toda a cidade, claro). Só chega à noite, assim mesmo lá pelas 23 horas, deixando moradores de plantão (como nos velhos tempos). Vamos lá Embasa”.
- Está no jornal “Feira Hoje” de quarta-feira, 23, há 42 anos...

JOÃO, O ESQUECIDO
1980 – Assim o “Feira Hoje” contestou o secretário João Durval (foto), que culpou o governo passado pela falta de água: “Ele próprio, quando prefeito, disse que a água era suficiente para abastecer a cidade até o ano 2000. Ainda estamos em 1980”.
- Está na coluna “Etc&Tal” da edição 1.753 de domingo, 30...


DOM LUCAS EM FEIRA
1995 – De Dom Lucas Neves (foto), Primaz do Brasil, durante palestra nesta cidade, terça-feira, 21, promovida pela Uefs: “A terceira idade não é defeito. Ao contrário, é algo altamente positivo, porque é uma acumulação de experiência e de vivência humana”.
- Foi na abertura do II Seminário Feirense da Terceira Idade...

TEMPO DE CLAILTON
1998 - Eduardo Benevides, titular da problemática Secretaria de Serviços Públicos, era cobrado e criticado nas sessões câmara pela oposição e até governistas. Numa delas, segundo a “Folha do Estado” de sábado 16, Ribeiro (foto) anunciou uma irônica trégua:
- Vou parar de falar do secretário, até para ele não virá estrela...

PREFEITO E PESQUISA
2000 – Do “sempre” Cristóvam “livre” Aguiar (foto): “Questionado sobre o que achava da pesquisa divulgada pela revista Isto É, onde, num universo de 20, aparece em 18º lugar, o prefeito Clailton Mascarenhas disse que não está entre os piores e sim entre os 20 melhores. Fazer o que? Só rindo”.
- Está na edição nº 51 da “Tribuna Feirense” de sábado, 25...

Nenhum comentário:

Postar um comentário