sábado, 7 de março de 2009

FEIRA ONTEM EM MARÇO


PUBLICADA AOS SÁBADOS NO JORNAL DIARIO "TRIBUNA FEIRENSE".




NO TEMPO DE VARGAS
1943 – “Chega a esta cidade às 20 horas e assume, logo após, o cargo de prefeito deste município o dr. José Berbert Tavares. Chega também, em sua companhia, o novo delegado regional, dr. Ademar Fiúza de Castro, este natural desta cidade”
- Da coluna “Vida Feirense” do jornalista Arnold Silva...

FLUMIENSE CAMPEÃO
1964 – Mundinho, Misael, Ninôso, Val e Carlinhos; Chinezinho e Ary; Dagoberto, Almeida, Renato e Iroldo. Com este time o Flu foi campeão de 1963, ao vencer o Bahia na terceira e ultima partida decisiva, pelo ´placar de 2x1, gols de Iroldo e Renato.
- Como os dois anteriores, o jogo foi na Fonte Nova, domingo, 8 ...

CASTELO NA CIDADE
1967 – Há 40 anos, domingo, 5, chega a esta cidade o presidente Castelo Branco. Na comitiva, além do chefe da casa civil Ernesto Geisel, ministros, o governador Lomanto Jr. e também os governadores recém nomeados, Luiz Vianna (Bahia) e Lourival Baptista (Sergipe). Foi recebido pelo prefeito Joselito Amorim e outras autoridades locais.
- O primeiro presidente pós golpe de 1964 veio inaugurar a Indústria Incoveg..

TEMPO DE TEATRO
1967 – Depois de “O Patinho Feio” que na manhã de domingo, 2, encheu o Cine Santanópolis, o grupo teatral Scafs voltou a movimentar os meios artístico-culturais, colocando em cartaz peça “Só o Faraó tem alma”, encenada por atores e atrizes da cidade.
- Luciano Ribeiro presidia a Scafs e a peça foi dirigida por Raimundo Pinto...


BNB NA RUA DIREITA
1971 – Hilberto Silva, diretor financeiro do BNB, esteve nesta cidade vendo “in loco” as obras da sede própria da agencia local, na antiga Rua Direita. Veio pedir pressa porque Rubem Costa, presidente do BNB garantiu sua a inauguração dentro do mês.
- Antes da sede própria o BNB funcionava no Edifício Medrado, na Mal. Deodoro...


NO TEMPO DE ACM
1975 – Face o movimento nas escolas para a ultima visita de ACM como governador: o “Feira Hoje” alertou: “Não seria bom que não existissem poesias compridas e mal feitas? A cidade precisa se convencer que é grande e em vias de desenvolvimentos”.
- Coluna política “Etc&Tal” de sábado, 8...

TEMPO DA REPETIDORA
1977 – De 9 a 11 o feirense só pode assistir televisão a partir das 18 horas. A decisão foi da prefeitura para fazer serviço de roçagem e abrir novos acessos “evitando problemas futuros ou a interrupção por mais dias independente de horários determinados”.
- Era o tempo da velha repetidora instalada na serra de “Pé de Serra” de São José...

ANISIO, O COLEGIO
1978 – Sob a direção do professor José Jerônimo de Morais, foi inaugurado na segunda-feira, 5, o Colégio Anísio Teixeira. No momento de lançar a bênção sobre as novas instalações, Mons. Galvão fez um rico relato sobre o patrono do novo colégio.
- Anísio Teixeira nasceu em 1900 e morreu em acidente a 11 de março de 1971...

A FORÇA DO PODER
1999 – Pe. Abel celebra missa na catedral, sexta-feira, 6. Entoando hinos e hosanas os corais Encontro de Casais e Santana Mestra, a fanfarra do Dispensário de Santana e a filarmônica “25 de Março”. Os jornais também registram a presença de políticos de todas as siglas.
- Era o aniversario do prefeito Clailton Mascarenhas, cunhado do padre...


NA TRIBUNA FEIRENSE
2002 – Das famosas “frases” da coluna “Observatório”, do jornalista Valdomiro Silva: Na câmara, elogiando o desempenho do Fluminense na Copa do Nordeste, o vereador Irmão Fernando, citou o ex-presidente Tarcizio Pimenta como “o homem que colocou o primeiro tijolo na guinada do time”. José Neto bradou sem apartear:
- Colocou um tijolo e carregou num monte de sacos de cimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário