domingo, 8 de março de 2009

TUNEL DO TEMPO DOMINICAL

CASTELO BRANCO EM FEIRA
MARÇO, 1967

O presidente veio inaugurar a Incoveg - industrias de empresários locais localizada na BR/324 - Núcelo Piloto do Centro Industrial do Subaé, logo batizado "vitrine de Cis" por ficar às margens da Feira-Salvador, visitou obras do Governo do Esrado como o Forum Filinto Bastos, caminhou pelo centro da cidade (foto) e foi recepcionado no salão nobre do Paço Municipal.





QUEM visitou Feira de Santana em 5 de março de 1967 – decorridos 42 anos na ultima quinta-feira, foi o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (foto), primeiro Presidente da Republica após o golpe militar de março de 1964. Em fim de mandato, logo passaria o poder a Artur da Costa e Silva, também marechal.


A VISITA aconteceu 10 anos depois de Juscelino Kubitschek (foto)ter estado em Feira de Santana, em janeiro de 1957, para inaugurar ao lado do prefeito João Marinho o primeiro sistema de água encanada partindo do Parque Lagoa Grande. A obra foi iniciada pelo presidente Getulio Vargas, cumprindo promessa feita em 1950, quando aqui esteve em campanha eleitoral.

NESTA cidade o presidente chegou às 9 horas e 45 minutos. Com ele vieram de Brasília membros da Casa Civil e o Chefe da Casa Militar, o general Ernesto Geisel (foto), que retornaria a Feira de Santana, já como presidente da republica do ciclo militar em maio de 1976 para anunciar obras, entre elas a rede de esgotos.

A PARTIR de Salvador muitos políticos integraram a comitiva presidencial, começando pelo governador Lomanto Junior pois já tinha aderido ao sistema. Também Luiz Viana Filho (foto) e Lourival Baptista, indicados governadores biônicos da Bahia e Sergipe respectivamente. Já tinham inclusive sido homologados pelas assembléias legislativas de seus Estados.

MUITOS parlamentares baianos acompanharam o presidente Castelo Branco. Entre eles Wilson Falcão (foto), representante de Feira no Congresso Nacional e os deputados estaduais Áureo de Oliveira Filho e Hamilton Cohin, que eram os representantes feirenses na Assembléia Legislativa do Estado.


AQUI, na linha de frente recebendo o chefe da nação, o prefeito Joselito Amorim , o futuro prefeito João Durval Carneiro (foto), secretários, vereadores e o médico Augusto Matias da Silva, que era o presidente municipal da Arena, partido recém nascido com o bipartidarismo, para dar sustentação ao novo regime.

ENTRE estes políticos, vale frisar que Joselito Amorim (foto) estava prefeito concluindo o mandato de Francisco Pinto que havia sido deposto pelo golpe de 64; João Durval, eleito pelo voto em novembro de 1966 assumiria o poder em 7 de abril de 1967 e Augusto Matias exercia o cargo de Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social.

COUBE ao prefeito Amorim saudar o visitante classificando o governo do marechal de “austero e honesto, que baniu as falcatruas e escândalos”. Na sua vez, o presidente elogiou a cidade e revelou que em 63, acertou com o chanceler Juracy Magalhães que na hipótese do movimento sair derrotado transferiria o 4º Exercito para Feira de Santana.


APÓS os discursos, acompanhado das autoridades locais, o presidente depois de percorrer alguns metros pela Avenida Getulio Vargas cumprimentando e sendo cumprimenta foi conhecer o Fórum Filinto Bastos, obra do governador Lomanto Junior (foto) em terreno doado pela Prefeitura quando Francisco Pinto ainda era o prefeito da cidade.

DEPOIS do fórum foi conhecer o Parque Rodoviário Estadual também construído pelo Governo do Estado às margens da rodovia Feira-Juazeiro e finalmente a Incoveg, indústria genuinamente feirense. Recebido por João Mendes da Costa Filho e outros diretores percorreu e elogiou as instalações, de onde saiu direto para o Aeroporto de Ipitanga por volta das 13 horas.

VALE lembrar as autoridades que estavam se acotovelando na Prefeitura para os cumprimentos ao presidente, na Feira de 42 anos atrás: Dom Jackson Berenguer Prado (bispo diocesano), Mons. Renato Galvão ( Foto - Cura da Catedral), Cap. Arnaldo Saback, (Tiro de Guerra 17), Cap. Arlindo Barbosa, (Representando os ex-combatentes); Amélio Amorim (Presidente do Rotary Clube de Feira), Gilberto Costa (Delegado de Polícia), Maj. Walter Guimarães (Delegado regional), Valdemar da Purificação (Presidente da Associação Comercial), João Marinho Falcão (Representando as classes produtoras) e os vereadores Newton Tavares, Godofredo Leite, Jorge Mascarenhas, Araújo Freitas e José Pinto, todos da Arena.

E NO MAIS, ausentes do ato, pois foram apeados do poder pelo regime, os oposicionistas do velho PSD logo denominaram de “beija pé” o encontro dos arenistas com o presidente. Mais radicais, os lideres esquerdistas mesmo na clandestinidade, cochichavam pelas esquinas dizendo ter sido aquele o dia do “beija bota”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário