terça-feira, 10 de março de 2009

LEMBRANÇAS DO FLUMINENSE DE FEIRA (XI)

FLUMINENSE CAMPEÃO BAIANO DE 1963
MARÇO, 1964

Foi na tarde de domingo, 8 de março, dez anos depois de ter ingressado na divisão de profissionais do futebol, como convidado da FBF, que o Fluminense conquistou seu primeiro titulo de campeão baiano, válido pelo temporada de 1963.

Para chegar a grande conquista o bravo “touro do sertão”, na época também conhecido como o “Santos do futebol da Bahia”, venceu a ultima da melhor de três partidas contra o Esporte Clube Bahia, que havia vencido o segundo turno. O clube feirense foi o vencedor do primeiro turno.

A Fonte Nova, ou “Fonte das Pedras” estava lotada com milhares de torcedores feirenses tomando o lado geralmente ocupado pela a torcida do Esporte Clube Vitória. Biriba abriu o placar para o clube da capital, levando à loucura a aguerrida torcida do esquadrão de aço.

A alegria durou pouco, porque logo Iroldo igualou o placar para em seguida, já nos últimos minutos, Renato desempatar, vindo na seqüência o apito final do juiz encerrando a "refrega" e com ele o delírio da torcido do Fluminense, na Fonte Nova e nos quatro cantos da Feira de Santana.

Muito embora a “onzena tricolor” – era assim que dizia o saudoso Ligoza, estivesse perfeita dentro das "quatro linhas", destaque para o saudoso Carlinhos Malaquias. Um excelente ponta esquerda que deslocado para substituir Pitóscia na lateral esquerda, soube barrar o veloz Marito, ponta direita do Bahia. Recorde, agora, o time do técnico Antonio Conceição:

- Mundinho, Misael, Ninôso, Val e Carlinhos: Chinezinho e Ary; Dagoberto, Almeida, Renato e Iroldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário