domingo, 5 de julho de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL












“GAZETA DO POVO” HÁ 50 ANOS


NESTE domingo, notícias extraídas do jornal “Gazeta do Povo” de 5 de julho de 1959, hoje completando exatamente meio século. Fundado por Eduardo Fróes da Motta (foto), funcionava no “Beco do França” nº 40. No expediente Osvaldo Galeão (diretor-comercial) e J. M. Jandiroba (diretor-secretário).

O JORNAL circulava uma vez por semana. Assim a festa junina ainda ocupava suas páginas. E o São João do festeiro Oscar Marques foi o assunto principal da crônica social. Recordo na nota abaixo algumas das personalidades presentes, já estando a grande maioria já no “andar de cima”:

EDUARDO Mota, Alberto Oliveira, Hugo Silva, Antídio Matos, Walter Sarkis, Carlos Marques, Juca Dias, Cícero Carvalho, Tito Machado, Francisco Maia, Antonio Barreto (foto), Doute Gonçalves, Renato Santos Silva, Milton Falcão, Avelino Cerqueira, Osvaldo Boaventura, Enádio Morais, Manuel Brito, Armando Lacerda..

“O CRIME de São José das Itapororocas”, foi o titulo da manchete de capa. Recordando: um menor desapareceu no distrito e a policia deu como sendo do mesmo um corpo em decomposição encontrado nas imediações da “Lagoa da Serra”. Tempo depois o menor reapareceu e o jornal no sub-titulo da matéria pergunta: “E agora, a quem pertence a ossada humana que se encontra na Delegacia Regional?”.

OUTRO destaque foram os atos que marcaram no dia 3 o primeiro aniversário de instalação do Banco do Nordeste do Brasil em Feira. Francisco Veloso era o gerente e na contadoria Graça Leite. Vale lembrar que antes da atual sede própria, o BNB funcionou na Rua Direita, próximo ao “Beco do Mocó” e depois no Edifício Medrado, na Mal. Deodoro.

GANHOU destaque na primeira página o decreto do Governador do Estado concedendo aposentadoria a professora Sidrônia Jaqueira. A grande mestra começou como professora adjunta na Escola Maria Quitéria em 1926 e no ano seguinte designada para lecionar na Escoa Normal onde foi efetiva em 1933. Quando da sua aposentadoria lecionava na Escola Normal e no Ginásio Estadual.

O DOUTOR Geraldo Leite (foto)publicou anunciou comunicando aos colegas, amigos e clientes que durante um mês, de 30 de junho a 30 de julho “realizará estágio de laboratório na Capital do país” e que durante o período atenderá a todos no seguinte endereço: Revista Brasileira de Medicina, Avenida Almirante Barroso, 90, primeiro andar, Rio de Janeiro.

MATERIA especial com a Associação Desportiva Bahia que no dia 2 de julho completou 22 anos de existência, fundado que foi em 1937. Antes da festa dançante que serviu para empossar a nova diretoria, houve tarde esportiva no “Campo dos Casados”. Era presidente do Conselho Deliberativo do “Bicho Papão”, o dentista Adir Athayde.

O JORNAL foi a Santo Estevão e cobriu o lançamento da Pedra Fundamental do Clube Santoestevense. A festa foi animada pelo Jazz Copacabana do Feira Tênis Clube e entre as atrações Celina Coelho, rainha do Clube Fantoches de Salvador O prefeito Linesio Bastos e o acadêmico de direito Expedido Braga Nascimento foram os oradores.Linésio seria mais tarde prefeito de Itaberaba e Expedito, já formado, fazia o programa “Consulte seus direitos” na Rádio Sociedade . Foi assassinado dentro da delegacia de Feira.

NO ESPAÇO destinado a reclamações esta nota: ”É inadmissível que uma cidade de 60 mil habitantes, a segunda do Estado, esteja há mais de dois meses, sem um só policiador nas ruas zelando pela segurança pública. Será que os responsáveis por este estado de coisas desconhecem que nesta terra vive um povo que merece mais respeito e consideração?”.

NUMA das páginas internas esta notinha: “O prefeito municipal deliberou a execução de calçamento de ruas da cidade e compra de veículo para os serviços da Prefeitura, mas não se esqueceu de mandar abrir concorrência pública, conforme dispositivo da Lei Orgânica dos Municípios. Recorde-se que a administração passada despreocupou-se de adotar atitude semelhante”. O prefeito era Arnold Silva (foto).

ARISTEU Queiroz (foto), uma das grandes estrelas do rádio feirense nos anos 50 e 60, assinava a coluna com notícias do rádio. Ele gostava de encerrar seus programas radiofônicos cantando uma das suas muitas composições. E no jornal el adotava a mesma tática.

E NO MAIS, encerro com a letra “Corta o coração”, a mesma que Aristeu Queiroz: encerrou sua coluna naquele sábado de julho: “ Mamãe, papai! / Pra onde esse povo vai, / Pau de arara não!/ Corta o coração!/ É verdade que a seca, / Acaba com o sertão. / É verdade que o nortista, / Sofre muito no verão./ Mas a fibra dessa gente,/ Não deve ser maltratada!/ Abandonar seu torrão, / Isso Não! Por nada!/ Pau de arara não! Corta o coração!”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário