sábado, 25 de julho de 2009

NA "SALA DE IMPRENSA ARNOLD SILVA"

Atendendo convite oficial, marquei presença no ato de apresentação da Sala de Imprensa. Achei normal tanto os cumprimentos dos muitos amigos, mas de campos opostos nas lutas políticas, como os olhares curiosos dos novos “amigos” do poder.

A sala foi batizada com o nome de Arnold Silva, que além de jornalista e fundador da Folha do Norte, foi intendente, vereador, deputado e prefeito. Arnold já batiza o troféu com o qual anualmente a câmara homenageia empresas e profissionais da área de comunicação.

A minha condição de oposição partidária no âmbito municipal ganhou força logo na chegada, ao ser informado que a sala ficava no último andar do prédio onde funciona o SAC e que no mesmo não existia elevador. Fui salvo pelas paradinhas “constantes” (epa!) para os cumprimentos...

Diferente do inicio do governo, quando as fotos mostravam o alcaide quase sozinho, secretários e membros dos demais escalões lá já estavam quando cheguei. E todos procurando ser vistos pelo homem, o atual, é bom frisar.

Tamanha foi a presença de gente que atua na comunicação que muitos não coseguiram acompanhar o ato dentro da sala de imprensa, logo cedo "invadida" pelos membros do governo. O prefeito notou e não resistiu: “Me sinto feliz por vocês estarem aqui, mas incomodado por estarem do lado de fora”.

A solenidade começou com a fala do secretário Edson Borges citando algumas conquistas da Secom a partir de sua gestão em janeiro. Muitos fizeram uma viagem no tempo quando no ítem 3 ele falou com todas as letras da “Compra de dois notebooks

Agradecendo e nominando algumas presenças o prefeito Tarcizio Pimenta saudou Jairo Carneiro como deputado e Carlos Geilson como suplente. Nada anormal porque mesmo estando suplente Jairo jamais perderá o titulo de deputado. Geilson, ao contrário, continua tentando...

O prefeito Tarcizio Pimenta exaltou a Folha do Norte, a família do patrono Arnold Silva, à frete o jornalista Hugo Silva e passou a palavra para Valter Vieira (Sindicato dos Radialistas) e Jair Cezarinho (ABI Norte/Nordeste) que se referiram ao evento mas sem esquecer o “comercial” das duas instituições.

Ex-vereador, ex-deputado, advogado militante, o jornalista Hugo Navarro Silva soube roubar a cena. Falou do seu ingresso na Folha do Norte aos 12 anos varrendo a redação e as labutas seguintes: “Resolvi ser tipógrafo e quando inventei ser revisor já foi um progresso extraordinário na minha vida”.

Findo os discursos sobre a Sala de Imprensa, o governo aproveitou a presença forte da imprensa para fazer uma maior divulgação do sistema digital de saúde que está sendo implantado. A tarefa ficou com o técnico Velame (não se trata do blogueiro).

Como o técnico, rigorosamente de paletó e gravata parecia não empolgar, o prefeito matreiramente pediu o microfone, uniu o médico e o político e logo reanimou a platéia no momento em que na sala muitos começavam a cochilar.
Os poucos profissionais que não compareceram por qualquer motivo não vão ficar de fora da lista de presença que aquele blogueiro gosta de postar em tais eventos. Ele simplesmente não apareceu. Nada demais, apenas uma ausência demenos...

Para encerrar um registra que preciso fazer: o rico histórico de Arnold Silva que o cerimonial da Secom distribuiu com os presentes foi uma cópia, sem mudar nem a diagramação, do premiado trabalho do historiador Carlos Alberto Almeida Mello. Estou sem entender porque omitiram o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário