quinta-feira, 30 de julho de 2009

BAHIA TERÁ O 1° CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES DO NE

O município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai sediar o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Nordeste. O convênio para a implantação da unidade foi celebrado hoje (dia 30), entre a Secretaria Estadual de Ciência, tecnologia e Inovação (Secti), a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Centro de Estudos Socio-Ambiental (Pangea). O CRC terá a finalidade de reciclar equipamentos de informática usados, doados por empresas públicas e privadas e repassados, em plenas condições operacionais, a telecentros comunitários, bibliotecas, escolas públicas, ONGs e outras instituições.
“O recondicionamento de computadores vai evitar que toneladas de componentes de equipamentos de informática acabem em aterros sanitários, o chamado lixo tecnológico que aumenta o problema da gestão dos resíduos sólidos”, relata o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira. Para a operacionalização do centro, 60 jovens de baixa renda serão capacitados pelo Programa de Protagonismo Juvenil do Pangea.
O projeto é desenvolvido nacionalmente pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que já conta cou outras quatro unidades Porto Alegre (RS), Gama (DF), Guarulhos/SP e Belo Horizonte. Para solicitar equipamentos recondicionados, a instituição deverá preencher formulário de solicitação através do site do Governo Federal(http://www.computadoresparainclusao.gov.br). Todos os projetos são analisados conforme critérios definidos pelas diretrizes de inclusão digital avaliadas pelo Comitê Executivo de Governo Eletrônico do Governo Federal.
A seleção de projetos é de responsabilidade da Coordenação Nacional do Projeto CI, composta por representantes dos Ministérios do Planejamento (MP), Educação (MEC) e Trabalho e Emprego (MTE), dos CRCs integrantes da rede e dos parceiros que aportam recursos e/ou serviços. As doações de equipamentos podem ser feitas por fundações, associações, empresas públicas e privadas.
A parceria para a implantação da unidade foi firmada nos embalos das comemorações de 47 anos de emancipação política de Lauro de Freitas. Para a Prefeita Moema Gramacho, trabalhar com reciclagem e instrumentos de educação e inclusão será muito importante para o município. “Além de gerar renda para os jovens que atuarão no centro, estaremos promovendo oportunidades de acesso às tecnologias da informação e assim garantindo oportunidade de inclusão social”, declarou a prefeita. O 1º CRC do Nordeste está previsto para começar a operar ainda no mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário