sábado, 11 de julho de 2009

FEIRA ONTEM EM JULHO

Coluna publicada também no jornal Tribuna Feirense
O BALAIO JUNINO
1958 - Nota publicada no jornal “A Gazeta” de sábado, 19, informa que “foi entregue ao cabo da Polícia Militar,José Gaudêncio de Souza, portador do bilhete premiado, n° 109, o ‘Balaio de São João’ em benefício da E.S.V. Batuque”.
- O aviso foi do radialista Joel Magno (foto), presidente da entidade...

PROFESSORES LEIGOS
1971 – Iniciado na sexta-feira, 2, com 140 participantes, foi encerrado no sábado, 17, no Centro de Treinamento de Líderes da Diocese, o Curso de Atualização do Professorado não Titulado promovido pela Prefeitura Municipal.
- Newton Falcão era o prefeito, José Maria Marques (foto), titular de Educação...

TELA DE 100 ANOS
1975 – “Feira Hoje” de terça-feira, 15: “Na reforma que está sendo feita na Catedral de Santana foi encontrada uma pintura no teto, com mais de 100 anos. Segundo Monsenhor Galvõ (foto)estava encoberta por uma tela da família de Nossa Senhora”. A nota conclui:
- A obra é uma representação da Virgem da Conceição...

TEMPO DE ELEIÇÕES
1976 – Do jornalista Hugo Navarro (foto) se referindo à campanha para vereador: “Muita gente já anda, por aí, atrás do eleitorado, uns até choromingantes que mais parecem candidatos à AFAS do que a um importante cargo público”.
- Está no então diário “Folha do Norte”, edição n° 3.566 de terça-feira, 6...

ARAS E O TROVADOR
1976 – Presidente regional do MDB, Roque Aras (foto) contratou Rodolfo Cavalcante, trovador maior da Bahia, para preparar em versos a mensagem publicitária do partido para as eleições municipais de 15 de novembro em todo Estado.
- Deu na “Folha do Norte” edição n° 3.570 de sexta-feira, 23...

EXEMPLO A SEGUIR
1978 – “O prefeito Colbert Martins (foto) esteve ontem em Salvador. O interessante não é a viagem, mas sim o fato dele ter passado o governo ao vice-prefeito José Raimundo por apenas um dia, porque foi a Salvador. Uma prática nova em Feira”.
- “Feira Hoje”, edição nº. 1247, coluna “Etc&Tal” de quinta-feira, 13...

PINTO VERSUS JÂNIO
1981 – A coluna “Etc&Tal” do jornal “Feira Hoje” de sábado, 11, informa que o deputado Francisco Pinto (foto) quando indagado sobre o possível ingresso do ex-presidente Jânio Quadros no PMDB, se posicionou contra e completou:
- Ele é um destruidor de partidos, e não um construtor...

O VENENO DE SOUTO
1997 – Segundo a “Folha do Estado” de sábado, 12, o governador Paulo Souto (foto)disse em entrevista ao radialista Carlos Geilson que torcia para que as oposições aumentassem a freqüência dos encontros em busca da unidade, explicando:

- É que toda vez que eles se reúnem vem alguém de lá pra cá...

TERRA SIM, VOTO NÃO
1999 – Discursando na câmara e após lembrar que “quem tem terra é minhoca” Genésio Serafim (foto) avisou que ia entrar firme em Maria Quitéria, antigo São José das Itapororocas. Ribeiro, líder do distrito, aparteou sem falar em votos:
- Sinta-se à vontade, excelência! Lá tem terra pra todo mundo...

O ALVO ERRADO
2000 – Edição de sábado, 8: “Tem juiz aborrecido com a Tribuna Feirense, imaginem só, por causa da notícia “ACM ameaça ‘mandar brasa’ em ‘juiz ladrão’ em Feira de Santana” , publicada na ultima edição”. Com o titulo “Não é com a gente não” o texto está na coluna “Observatório” e Valdomiro Silva :
- Ora, quem ameaça é ACM e nós é que pagamos o pato?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário