segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IMAGEM DO TEMPO

Colbert e o Tomba

Foi na terça-feira, 14 de junho do distante 1977, quando muitos ainda o chamava de subúrbio,  que o bairro do Tomba recebeu o prefeito Colbert Martins, que implantando uma novo estilo de governo, transferiu o Paço Municipal - gabinete do prefeito e secretarias com homens e máquinas, para aquela parte da cidade, onde ouviu moradores e executou serviços de rotina.
Encerrado o expediente, Colbert anunciou os pedidos recebidos e prometeu que no dia seguinte alguns trabalhos seriam iniciados.
Foi assim que surgiu o calçamento da Senador Quintino a partir da Pedro Suzart (no antigo posto fiscal), passando pelo Eucalipto e ganhando toda extensão da Rua Pedro Américo de Brito, encurtando a distância do centro da cidade para o subúrbio do Tomba.
Fez-se o calçamento em duas pistas na Macário Barreto; uma ligando á Papa João XXIII, outra à Pedro Américo de Brito.
Fez-se a ligação do Tomba com o Areal de Basílo, com a demolição do pontilhão do tempo da velha estação da leste.
Foi construído o mercado municipal que deu dimensão a feirinha-livre dominical. 
Foi implantada uma praça com o marco da passagem de D. Pedro pelo local,  muita luz, bancos, jardim e instalado um calhambeque onde as crianças brincavam
Abriu-se a Rua Salvador, foi recuperada a Escola Ana Brandoa e construído o Posto Osvaldo Pirajá, homenageando o médico humanitário, vereador da 3ª legislatura com Colbert e outros
Ao longo daquele primeiro governo de Colbert, Tomba ganhou outras realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário