terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SECRETÁRIO É ESCOLHIDO MEMBRO DO SUAS

O primeiro projeto a ser apresentado visa a construção de mais um CRAS
O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, foi escolhido membro do SUAS – Sistema Único de  Assistência  Social, com atuação em todo o país. Em cada estado o órgão atua através do Fórum Bipartite, que reúne Governo e Sociedade Civil para discutir e avaliar os projetos voltados para a assistência social nos municípios.
          
Também compete aos membros do Fórum aprovar ou não os Projetos de Assistência Social financiados pelo Governo Federal. Na Bahia, além do Fórum Bipartite, o setor conta com o COAGEMA – Comitê de Gestores da Assistêcia Social Municipal, que reúne os 417 municípios do estado. Nessa outra instância, Ildes Ferreira vai participar como diretor.

Feira de Santana, que até agora  não tinha representante em nenhum desses espaços, passa a contar com o secretário municipal de Desenvolvimento Social atuando diretamente na elaboração das Políticas Municipais de Assistência Social. O que segundo Ildes Ferreira “é de grande importância, pois associado aos demais municípios, Feira de Santana ganha mais força para cobrar dos Governos Estadual e Federal as responsabilidades de cada um em relação a Assistência Social".  
Um dos projetos prioritários e que será colocado em pauta logo após a reunião de posse no próximo dia 10 de fevereiro é a aprovação na Comissão Bipartite de mais um CRAS em Feira de Santana. O pleito era implantar na cidade mais três CRAS, além de mais um CREAS, até 2015. Porém, o Governo Federal, levando em conta a população de Feira de Santana, achou pertinente a construção de mais um CRAS com recursos do estado e Federais. 
O ponto principal a ser atacado, ainda de acordo com Ildes Ferreira, é a busca de recursos para a Assistência Social. No momento as verbas estão pactuadas da seguinte forma: 50% da União, 30% do Município e 20%  oriundos do Governo do Estado. A meta é  diminuir o peso da demanda financeira para o Município, que bancaria 15%, ficando o estado com 25% e aumentando a parte Federal para 60% do financiamento da Assistência Social no Município.
           
Ildes Ferreira aposta nas Melhorias que podem vir com a sua participação no Fórum Bipartite, bem como no COAGEMA, não só para as novas demandas do setor, mas também para Projetos já existentes, a Exemplo do PROJOVEM com crianças e adolescentes, Ressocialização da População de Rua, PET, entre outros.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário