sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CARLOS GARDEL E A POLÊMICA DE SUA ORIGEM


Enviado por Jota A. Botelho
Gardel fora o homem que universalizou o tango. "El zorzal criollo", ou simplesmente Carlos Gardel, com seu rosto de anjo e voz inigualável, conseguiu levar o ritmo portenho para o mundo e, por essas razões, mais de 123 anos depois, países e cidades reclamam o local de seu nascimento.
Nas biografias oficiais duas teorias são discutidas: a primeira é a de que ele nasceu em Toulouse, França, em dezembro de 1890, sendo batizado com o nome de Charles Romuald Gardés e que se mudara para a Argentina por volta de 1893, onde viveu no bairro de Abasto, em Buenos Aires, durante toda sua infância.
A segunda, afirma que Carlos Gardel nasceu em Tacuarembó, uma pequena cidade localizada no norte do Uruguai, em 1887, e que foi levado aos seis anos de idade para Buenos Aires. A base desta segunda teoria foi apoiada, entre outros, numa carteira de identidade emitida pela República Argentina, que reconhecia no certificado sua nacionalidade uruguaia.
Este documento afirma que "El Morocho del Abasto" nasceu em Tacuarembó. Mas tal documento nunca tinha sido visto ou registrado em qualquer investigação, tornando-se assim, ao longo dos anos, quase uma lenda. Mas, finalmente, ao se conhecer a imagem do certificado, fora levada então uma cópia como prova para o museu de Gardel em Tacuarembó.MAIS
Um Gardel robusto, em sua primeira carteira de identidade, emitida pela Argentina em 1920
 Esta parte do documento se pode ler que sua terra natal foi Tacuarembó.
Carlos Gardel morreu em um acidente de avião na Colômbia, aos 44 anos de idade (Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário