quarta-feira, 14 de março de 2012

A MOÇÃO DE TARGINO NOS 50 ANOS DA CIDADE GOVERNADOR MANGABEIRA

Moção 13.857/2012 do deputado Targino Machado sobrome os 50 anos de emancipação política do municipio de Governador Magabeira nesta quarta-fcira 14:
Distante 132 quilômetros de Salvador, com uma população de 19.826 habitantes (segundo dados do IBGE, censo 2010), Governador Mangabeira esta localizada no recôncavo sul baiano.
Em 1934, o Dr. Otávio Mangabeira, voltou ao Brasil do seu 1º exílio em Portugal, e como candidato a Deputado Federal, formou uma comitiva que foi de navio até a cidade de Cachoeira, e seguiu até as cidades vizinhas de São Félix e Muritiba, onde realizou contatos políticos. Chegando no final da tarde no distrito de Cabeças , foi recepcionado pela família Fonseca, pernoitando na residência, que mais tarde viria a ser a sede da Prefeitura Municipal.
No ano de 1959, a coletoria que funcionava em Muritiba, foi transferida para o distrito de Cabeças, quando a receita do distrito aumentou vertiginosamente, o que possibilitou a emancipação do município. O Senhor Enoque Fonseca, comerciante itinerante, encontrou um grupo de pessoas falando da satisfação e luta para a emancipação do distrito, e que o nome de Otávio Mangabeira seria de grande utilidade para aquele povo. O Sr. Agnaldo Viana Pereira, chefe da coletoria do distrito e que mais tarde se tornaria o 1º prefeito do município, argumentou que mesmo não sendo filho daquela localidade, tinha ciência que o maior prédio escolar alí existente - Escolas Reunidas José Bonifácio - , foi adquirido e construido pelo então prefeito de Muritiba, Sr. César Leite com verba conseguida junto ao Governador Otávio Mangabeira. Argumento este, suficiente para convencer a todos da justa homenagem.
O município de Governador Mangabeira foi criado no dia 14 de março de 1962, através da Lei nº 1939. Esta data foi sugerida ao Governador Juracy Magalhães pelo Dr. Pedro Coni Neto de Conceição do Almeida.
Parabéns a toda população de Governador Mangabeira, povo hospitaleiro, que contribui muito para o crescimento do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário