quinta-feira, 29 de março de 2012

ENGENHARIA AMBIENTAL - ALUNOS DA FTC FAZEM VIAGEM DE ESTUDO

Alunos da disciplina Química Ambiental e Tópicos I Processos Físico Químicos de Remediação Ambiental do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira, acompanhados do professor Ricardo Mota e com o apoio do coordenador do curso, Paulo Rogério Almeida, participaram, no sábado (24) de uma viagem estudo ao município de Nazaré (BA).
A visita foi à empresa Oldesa Óleo de Dendê Ltda, indústria genuinamente baiana, líder do segmento de azeite de dendê, fabricante do Azeite Yaô e Sabão Guerreiro. A viagem teve como objetivos conhecer o processo industrial e o aproveitamento de todos os resíduos gerados durante o processamento do fruto do dendê.
Marco Aurélio Santos, diretor da empresa, recepcionou e acompanhou os visitantes aos setores de produção, dentre os quais, o processo de Extração de Óleo de Palma (comercialmente conhecido como Óleo de Dendê), Fracionamento de Óleo de Palma, Envase de Oleína de Palma (fase líquida do Óleo de Palma à temperatura ambiente, comercialmente conhecida como Azeite de Dendê). Os estudantes estiveram também no setore de Extração do Óleo de Palmiste (Óleo da Amêndoa do fruto do Dendê), Refino Físico de Óleo de Palma, bem como o aproveitamento integral da fibra do Dendê como combustível da Caldeira a Vapor, Casca da Amêndoa de Palmiste como combustível da Caldeira de Fluido Térmico, Torta de Palmiste como base para Ração Animal e Ácido Graxo de Dendê, utilizado na fabricação de sabão em barras.
De acordo com o professor Paulo Rogério,”foi uma oportunidade importante para a formação dos alunos, pois aproveitando os resíduos gerados in situ, estamos protegendo o meio ambiente e praticando os princípios de sustentabilidade”, destacou. (Socorro Pitombo)

Um comentário: