quarta-feira, 21 de março de 2012

ONDE HÁ MUITOS VICES VICEJA O VÍCIO. E VICE-VERSA

A CBF tem quatro vices. E onde há tantos vices, viceja o vício. Com isso a CBF está mais fraca, mais desunida, menos homogênea. É o melhor momento para que os clubes formem uma liga que se preocupe com eles em tempo integral, pois há muito tempo a CBF dedica-se mais à lucrativa seleção do que aos seus filiados.
José Roberto Torero


Ah, os vices...

Os vices são os reservas, são aqueles que não são.

O vice-campeão é aquele que perdeu, o vice-chefe é um empregado, o vice-rei antes obedecia que reinava.

Os vices estão sempre separados do que desejam ser por um implacável hífen.

Os vices vivem à sombra. Por isso não têm viço.

Vice, etimologicamente, não tem parentesco com a palavra vício. Mas os vices têm como vício torcer pela queda dos titulares. E, quando isso acontece, dizem com prazer: “São as vicissitudes da vida.”

José Maria Marín é um vice profissional. Foi vice de Paulo Maluf e de Ricardo Teixeira.

Diga-me de quem és vice e te direi quem és.

No começo dos anos 80, quando Maluf se licenciou para concorrer ao cargo de deputado federal, o vice Marín tornou-se governador por dez meses. Neste período foi chamado de “irmão siamês” do ex-governador, suas contas não foram aprovadas e seu nome esteve envolvido em empréstimos suspeitos da Caixa Econômica Estadual.

Agora assumiu a presidência da CBF, que foi governada pelo mesmo homem por mais de um vicênio. E, logo que deixou de ser vice, Marín disse: “Não se trata de uma nova gestão, é uma continuidade do estupendo (sic) trabalho que Teixeira vinha fazendo".

A carreira de José Maria começou na ponta-direita. No futebol e na política. Ele jogava nos campos de Santo Amaro e ficou alguns anos no São Paulo, mas sempre no time dos aspirantes, o vice-time. Consta que marcou apenas um gol pelos profissionais.

Aproveitando-se de sua fama no bairro como ponta-direita, elegeu-se vereador pelo partido da extrema direita, o Partido de Representação Popular, fundado pelo integralista Plínio Salgado. Depois mudou para a Arena, obviamente, e foi deputado estadual duas vezes.

Com o fim da ditadura, as coisas ficaram mais duras para Marín. Candidatou-se ao senado em 1986 e ficou apenas em quarto lugar. Em 2000 tentou a prefeitura de São Paulo pelo PSC e recebeu apenas 0,2% dos votos. Repetiu a porcentagem dois anos depois, quando concorreu mais uma vez ao senado.

O Brasil já teve alguns vices que se tornaram presidentes. Temos, por exemplo (no caso, um mau exemplo), José Sarney. Mas já tivemos Floriano Peixoto, Café Filho, Afonso Pena, João Goulart e Itamar Franco. Esperto foi Getúlio Vargas, que acabou com o cargo de vice.

No caso da CBF, Marín era a melhor alternativa para deixar tudo como está. Aliás, segundo o Houaiss (que é o vice do Aurélio), a palavra vice vem do latim vix e significa justamente isso: alternativa.

Os vices são uma alternativa para não alterar.

Mas em geral os vices são mais fracos. São opções de segunda classe, pessoas com menos carisma e liderança, figuras com menos poder, com alianças mais frágeis. No mais das vezes chegaram ao cargo por uma questão de composição, não de opção. E assim representam apenas parte do poder total.

O vice não é o vencedor e vice-versa.

Com isso a CBF está mais fraca, mais desunida, menos homogênea.

É o melhor momento para que os clubes formem uma liga que se preocupe com eles em tempo integral, pois há muito tempo a CBF dedica-se mais à lucrativa seleção do que aos seus filiados.

Os presidentes de federação, como urubus famintos, vão lutar pelo espólio. E será uma bela luta, cheia de conchavos e traições.

A CBF tem quatro vices. E onde há tantos vices, viceja o vício.


José Roberto Torero é formado em Letras e Jornalismo pela USP, publicou 24 livros, entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti e Livro do ano em 1995), Pequenos Amores (Prêmio Jabuti 2004) e, mais recentemente, O Evangelho de Barrabás. É colunista de futebol na Folha de S.Paulo desde 1998. Escreveu também para o Jornal da Tarde e para a revista Placar. Dirigiu alguns curtas-metragens e o longa Como fazer um filme de amor. É roteirista de cinema e tevê, onde por oito anos escreveu o Retrato Falado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário