Na próxima segunda-feira (11), o deputado Colbert Martins, relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, irá a Manaus para avaliar o problema das enchentes.
A decisão foi anunciada depois que a Comissão e o presidente do Senado, José Sarney, declararam nesta terça-feira apoio à iniciativa da atriz Christiane Torloni e do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de realizar uma vigília em defesa da preservação da Floresta Amazônica. A vigília ocorrerá na próxima quarta-feira (13), após as votações no plenário do Senado.
O apoio foi anunciado durante reunião da atriz com a comissão. Para Torloni, o envolvimento dos parlamentares pode ajudar a melhorar a imagem do Congresso entre os brasileiros e facilitar a entrega, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um manifesto assinado há dois anos por mais de um milhão de pessoas.
"Talvez esse tempo de espera para a entrega do documento tenha servido para um amadurecimento de que não basta apenas entregar as assinaturas. Estamos fazendo uma convocação para que a sociedade civil fale que é contra o desmatamento e contra brechas de flexibilização do Código Florestal", disse a atriz.
Colbert destacou que em dois anos o Amazonas passou da seca para a cheia, e que a comissão vai observar a situação não apenas do ponto de vista das pessoas desabrigadas, mas das consequências de uma seca que há dois anos dizimou espécies, atingiu pessoas e secou rios.
Movimento
Há dois anos, depois de visitar áreas devastadas do Acre, Christiane Torloni, com o apoio dos atores Victor Fasano e Juca de Oliveira, iniciou o movimento "Amazônia para Sempre". Desde então, eles têm recolhido assinaturas em todo o País para o manifesto em defesa da floresta. Segundo a atriz, o movimento defende o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia, não recebe patrocínios e não tem qualquer ligação com órgãos governamentais ou partidos políticos.
Ao comentar a iniciativa de Christiane Torloni com o "Amazônia para Sempre", o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) chamou a atenção para o fato de que o desmatamento não ocorre só na Amazônia, mas no Brasil inteiro, como no caso da Mata Atlântica, que está devastada. "Temos que focar a Amazônia, mas entender que desmatamento é um problema de todo o País", ressaltou.
Postado por Zezé Esteves
Postado por Zezé Esteves
Nenhum comentário:
Postar um comentário