sexta-feira, 21 de maio de 2010

COMO O EX-PFL ALTEROU O DNA DO PSDB

No Blog do Nassif
Como o ex-PFL alterou o DNA do PSDB
Por Gunter Zibell
Claro que seu questionamento é pertinente. O PSDB é um risco nesse quesito.


Acho importante rememorar porque ocorreu esse desvio do qual fala, onde o PSDB ultrapassou, à direita, o PMDB. De 1990 a 1994 o PSDB só tinha visibilidade no Sudeste, mais especificamente em SP, e aqui e ali (CE, p.ex.) A aliança com o PFL (hoje DEM) foi para conseguir governabilidade no plano federal. O PFL era muito maior que o PSDB até então, e continuou maior até hoje, e estava presente em todo o país. O discurso já era hegemônico, portanto, e o PSDB se deixou levar. Abriu-se mão de muito tão somente por um projeto de poder.

(Nesse contexto, as concessões ao centro pelas quais o PT é acusado para obter apoio do PMDB são relativamente menores)

Se algum dia houve oportunidade para o PSDB ser mesmo social-democrata teria sido naquela época, buscando conciliação com PT, etc.
Esse erro estratégico foi grave, acho. Em 2002 ainda deu para tapar o sol com a peneira, eleitoralmente falando, e ainda houve sucesso para o PFL/PSDB naquelas eleições (apesar de Serra não ter sido eleito então) De lá para cá ficou mais clara a incoerência do PSDB (maior que a do DEM) e que esse partido na verdade tem pouco a oferecer, principalmente em um mundo onde o caminho principal retorna a ser a social-democracia e muitas outras forças tomaram essa bandeira.Autor: luisnassif - Categoria(s): Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário