segunda-feira, 24 de maio de 2010

CENTENAS DE ESTAGIÁRIOS ASSUMEM TURMAS COMO PROFESSORES TITULARES


No Blog de Glauco Wanderley


O município de Feira de Santana tem 850 estagiários de Pedagogia, para um total de 1.700 professores concursados. Ou seja, o número de estagiários representa a metade do efetivo de professores. Com os docentes em greve desde o dia 10 de maio, mais do que nunca os estagiários vêm sendo fundamentais para manter as escolas funcionando.
O secretário de Educação, José Raimundo Azevedo, estima que 60% das escolas estão tendo aulas mesmo com a greve. Ele afirma que as escolas funcionam não apenas porque contam com estagiários, mas também porque há muitos funcionários que não aderiram.
O sindicato dos professores (APLB) admite que muitas escolas não pararam, porém atribui o fato ao medo de perder o emprego, que assusta os estagiários e os professores concursados que ainda estão em estágio probatório (o estágio probatório é uma espécie de tempo de experiência durante o qual o servidor público é avaliado antes de adquirir a estabilidade no emprego. No caso de Feira de Santana são 3 anos de observação).
Segundo o sindicato, só têm aulas as turmas que estão sob a responsabilidade exclusiva dos estagiários. Entretanto, mesmo sem greve, são muitas nesta condição, de acordo com a diretora da APLB, Indiacira Boaventura. “Tem escola com 3 professores efetivos e 10 estagiários”, denuncia. Leia mais em GLAUCO WANDERLEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário