quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ILDES FERREIRA E O CENTRO DE ABASTECIMENTO


Caro Adilson Simas,
Vi, no seu blog, que o Centro de Abastecimento foi motivo de debate na Câmara Municipal. Finalmente os nobres edis descobriram que há um assunto igualmente nobre que precisa ser discutido não apenas pela Câmara Municipal, mas pela sociedade.
O Centro de Abastecimento foi construído pelo saudoso José Falcão numa época em que  o modelo de gestão adotado, era propício. Tudo mudou nessas três décadas e meia, menos o modelo de gestão que continua o mesmo, obsoleto e ineficiente para a atualidade. O Centro deixou de ser, também, um Centro de Abastecimento de Feira de Santana para se tornar um Centro de Abastecimento Regional; há alguns (poucos) atacadistas cujo fluxo de veículos é literalmente de 24 h., carregando e descarregando mercadorias, com 3,4,5 Câmaras Frias pra preservar os produtos perecíveis.
Há questões que precisam ser discutidas e redefinidas. Quem paga a conta de manutenção e custeio do Centro de Abastecimento? O erário público, ou seja, o contribuinte. Será que os nobres edis sabem que se “enterram” ali, todo mês, mais de R$ 300 mil, que poderiam ser utilizados para serviços de educação, de saúde etc., se os comerciantes pagassem o consumo de água, energia e outros?
Não sei, caro Simas, se o caminho é privatizar. Mas encontrar é preciso encontrar um modelo em que cada usuário/beneficiário pague sua própria conta e não o contribuinte. Talvez terceirizar a administração para uma cooperativa dos comerciantes locais possa ser uma alternativa.
Ildes Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário