sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PÉ GIGANTE DE MENINO NÃO DEVE PARAR DE CRESCER, DIZ ENDOCRINOLOGISTA


Síndrome oferece risco de tumores benignos e alterações na pele

A diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro, Flávia Conceição, afirmou que o pé do menino Renan, de apenas dois anos de idade, não deve parar de crescer. Baseada em imagens feitas pela TV Record, durante uma reportagem para o programa Balanço Geral, a especialista afirmou que o caso deve ser acompanhado por um pediatra e por um endocrinologista.

De acordo com a mãe de Renan, Vanessa Olímpia da Silva, o filho de dois anos precisa calçar sapatos número 29, ou seja, o mesmo tamanho que o irmão de cinco anos usa.  
Para Flávia Conceição, Renan tem uma alteração nos pés chamada de macrobactilia, que é o aumento dos dedos.  Existe uma síndrome congênita que gera esta alteração e causa um crescimento acelerado da criança nos primeiros anos de vida. Chama-se Síndrome de Proteus, mas não se sabe o que a provoca.
— O tratamento é baseado nas alterações que a pessoa apresenta. Se começar a incomodar muito, é tratamento cirúrgico. Não há nada que se possa fazer para diminuir a alteração, nem medicação. Há casos em que, se o pé fica muito grande e isso interfere na atividade diária da criança, poderia ser realizada amputação. No caso da sindactilia [dedos colados], ele deve procurar um cirurgião.

  A médica também alertou que existe risco de desenvolvimento de alguns tumores benignos, alterações de vísceras ou na pele, como aparecimento de manchas, por exemplo, ou alteração cardíaca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário