247 – Para que existe uma corte como o Supremo Tribunal Federal? É o último reduto de defesa das garantias individuais. Onde cada cidadão deverá ter a certeza de que pode ser julgado de acordo com a lei, sem que os juízes, independentes e indemissíveis, sejam submetidos a qualquer tipo de pressão externa, especialmente dos que estão no poder ou da chamada opinião pública.
Neste sentido, a Folha de S. Paulo promoveu um desserviço à democracia, neste domingo, ao publicar uma pesquisa de opinião do instituto Datafolha sobre a expectativa do brasileiro em relação ao julgamento do mensalão. O desejo é cadeia para os réus, mas a expectativa é de condenação sem prisão.
O direito, no entanto, está na Constituição e nas provas dos autos – e não nas ruas. Ao indicar um número, o de que 73% querem cadeia, o Datafolha coloca uma pressão desnecessária no STF. E reforça a pressão por meio de colunistas como Eliane Cantanhêde. Diz ela que a possível absolvição, também prevista pelos que foram ouvidos na pesquisa, revela a “descrença nas instituições”. Leia AQUI:


Nenhum comentário:
Postar um comentário