quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SANTA BÁRBARA - PLANO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DA DENGUE É APRESENTADO

Na manhã desta quarta-feira (23) a secretaria de Saúde do município de Santa Bárbara realizou a apresentação oficial e entrega do “Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue” para o prefeito da cidade, Jailson Costa dos Santos. O evento aconteceu no auditório do Centro de Saúde da cidade.

A apresentação do plano foi feita pela enfermeira e chefe da Vigilância Epidemiológica (Viep) do município, Silvana Muritiba. A palestrante apresentou um breve histórico dos casos de dengue no município e declarou que muitos casos na cidade não são notificados porque os pacientes não procuram o serviço público de saúde para se tratarem.
Segundo a chefe da Viep, o Plano tem como objetivo reduzir a incidência de dengue clássica e evitar ocorrências de dengue hemorrágica. “Para alcançarmos nossos objetivos, temos que reduzir o aparecimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e mantermos a vigilância ativa nas áreas mais afetadas”.

Para que as ações de combate se efetivem, o Plano prevê a criação de Comissões Locais que irão abranger a área de cada Unidade de Saúde da Família (USF). As Comissões serão formadas por integrantes das comunidades, membros de associações, Agentes de Saúde e de Combate às Endemias e profissionais das USF.

A solenidade foi encerrada pela dupla de repentistas “João Ramos e Cabouclinho” que cantaram versos sobre as palestras e fizeram uma musica especial para a Campanha de Controle da Dengue em Santa Bárbara.
(Com informações e fotos de Ana Emilia, da Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário