sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FTC - AÇÕES MOVIMENTAM COMUNIDADE DO JARDIM ACÁCIA

Os moradores do bairro Jardim Acácia e adjacências foram contemplados, quarta-feira (23), com a primeira edição de 2011 do projeto De Olho nos Bairros, realizado pelo Programa De Olho na Cidade, em parceria com a FTC Feira. Desta vez as ações da faculdade envolveram alunos e professores dos cursos de Nutrição e Enfermagem, que prestaram vários tipos de serviço e garantiram o atendimento a mais de 200 pessoas.

As atividades foram concentradas no Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann, por iniciativa da diretora Márcia Barbosa Gonzaga, que entende a importância da integração com a comunidade. “É a função social da escola sendo praticada de fato”, resumiu. Esta aproximação foi ressaltada também por Tânia Brito, moradora do bairro, que sugeriu a realização de novas ações de cunho social e de assistência à saúde na localidade.


Sob a orientação da articuladora Mariana Azevêdo, 13 alunos do 7º semestre do curso de Nutrição se revezaram na realização de palestra sobre hábitos alimentares e levantamento de IMC (Índice de Massa Corpórea). “É um exercício prático de tudo que aprendemos, de forma teórica, na sala de aula”, definiu a estudante Carine Soares Araújo, que ressaltou a importância das atividades extra classe para o conhecimento da realidade que o profissional vai enfrentar.

Para a professora Vanessa Cajuí, trata-se de uma ação de saúde pública que permite a inserção do aluno no mercado de trabalho. Ela coordenou o trabalho desenvolvido pelas estudantes de Enfermagem Silvana Oliveira, Rosângela Santos e Jeane dos Santos, que aferiram pressão arterial e realizaram o teste de glicemia capilar. “O objetivo não é diagnosticar, mas a partir desse contato o paciente é orientado a buscar acompanhamento”, explicou Vanessa.
(Com informações de Madalena de Jesus e Socorro Pitombo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário