quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

EMAGRECEDORES: REUNIÃO TERMINA SEM DEFINIÇÕES


Anvisa vai rever estudos antes de decidir se suspende a venda dos medicamentos. Por enquanto, eles continuam no mercado

Yara Achôa, iG São Paulo 23/02/2011 15:03

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou hoje (23) a audiência pública para discutir a proibição dos moderadores de apetite que atuam no sistema nervoso central, usados para tratar a obesidade, um problema crescente em todo o País. A intenção da agência é banir esses medicamentos do mercado.



Participaram da discussão membros da agência, médicos endocrinologistas e representantes de diversas associções ligadas ao tratamento da obesidade. O primeiro embate oficial entre os posicionamentos contra e a favor dos emagrecedores não resultou em uma decisão final sobre o tema. Os argumentos dos especialistas no tratamento da obesidade, entretanto, foram suficientes para que a agência reguladora de alimentos e medicamentos decidisse rever os estudos usados para basear a decisão de banir as drogas para emagrecer. A decisão final ficará adiada por tempo indeterminado. Por enquanto, a prescrição e a venda dessa classe de medicamentos segue igual.
Os remédios que estão na berlinda são a sibutramina – considerada padrão ouro no tratamento da obesidade –, além dos derivados de anfetamina femproporex, mazindol e dietilpropiona (anfepramona), drogas que estão no mercado brasileiro há mais de 30 anos. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário